Pular para o conteúdo principal

COBERTURA DA 27ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES 2024

Filmes vistos na mostra com cotação e crítica escrita e por vídeo (Bate-papo CineFialho).

__________

MAIS UM DIA ZONA NORTE (2023) Dir. Allan Ribeiro

COTAÇÃO: 8


Crítica: MAIS UM DIA, ZONA NORTE (2023) Dir. Allan Ribeiro (cinefialho.blogspot.com)

__________

LEME DO DESTINO (2023) Dir. Julio Bressane

COTAÇÃO: 9


Crítica: https://cinefialho.blogspot.com/2023/10/leme-do-destino-2023-dir-julio-bressane.html?m=1

__________

SEU CAVALCANTI (2023) Dir. Leonardo Lacca

COTAÇÃO: 8

Bate-papo CineFialho: https://www.instagram.com/reel/C2neg9BJ9A8/?igsh=NmdwaDR4OHBzeDl4
___________

LISTA DE DESEJO PARA SUPERAGUI (2023) Dir. Pedro Giongo

COTAÇÃO: 6

__________

SOFIA FOI (2023) Dir. Pedro Geraldo

COTAÇÃO: 9

Crítica: SOFIA FOI (2023) Dir. Pedro Geraldo (cinefialho.blogspot.com)  

__________

AQUELE QUE VIU O ABISMO (2023) Dir. Gregorio Gananian e Negro Leo

COTAÇÃO: 10

Link do Bate-papo CineFialho: https://www.instagram.com/reel/C2kxgmbpC_J/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

__________

NOT DEAD (2023) Dir. Isaac Donato

COTAÇÃO: 5


Crítica: https://cinefialho.blogspot.com/2024/01/not-dead-2023-dir-isaac-donato.html?m=1

__________

MAÇAS NO ESCURO (2023) Dir. Tiago A. Neves

COTAÇÃO: 7


Crítica: MAÇAS NO ESCURO (2023) Tiago A. Neves (cinefialho.blogspot.com)

__________

SOAP (2023) Dir. Tamar Guimarães

COTAÇÃO: 2


Crítica: https://cinefialho.blogspot.com/2024/01/soap-2023-dir-tamar-guimaraes.html?m=1

__________

O TUBÉRCULO (2023) Dir. Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thome Zetune

COTAÇÃO: 6

Crítica: O TUBÉRCULO (2023) Dir. Lucas Camargo de Barros Nicolas Thome Zetune (cinefialho.blogspot.com)

__________

A CÂMARA (2023) Dir. Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão

COTAÇÃO: 6


Crítica: https://cinefialho.blogspot.com/2024/01/a-camara-2023-dir-cristiane-bernardes-e.html?m=1

__________

FORAM OS SUSSURROS QUE ME MATARAM (2023) Dir. Arthur Tuotto

COTAÇÃO: 6


Crítica: FORAM OS SUSSURROS QUE ME MATARAM (2023) Dir. Arthur Tuotto (cinefialho.blogspot.com)

__________

YVY PYTE - CORAÇÃO DA TERRA (2023) Dir. Alberto Alvares e José Cury

COTAÇÃO: 7


Crítica: YVY PYTE - CORAÇÃO DA TERRA (2023) Dir. Alberto Alvares e José Cury (cinefialho.blogspot.com)

____________

TERROR MANDELÃO (2023) Dir. Felipe Larozza e GG Albuquerque

COTAÇÃO: 5


Crítica: TERROR MANDELÃO (2023) Dir. Felipe Larozza e GG Albuquerque (cinefialho.blogspot.com)

___________

FOGARÉU (2023) Dir. Flavia Neves

COTAÇÃO: 6


Crítica: https://cinefialho.blogspot.com/2023/04/fogareu-2022-dir-flavia-neves.html?m=1

__________

O DIA QUE TE CONHECI (2023) Dir. André Novais Oliveira

COTAÇÃO: 9

Bate-papo CineFialho: https://www.instagram.com/reel/C2X5ka7JF5N/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA== 
__________

ESTRANHO CAMINHO (2023) Dir. Guto Parente

COTAÇÃO: 8


Crítica: ESTRANHO CAMINHO (2023) Dir. Guto Parente (cinefialho.blogspot.com) 

__________

QUANDO AQUI (2024) Dir. André Novais Oliveira

COTAÇÃO: 10


ROUBAR UM PLANO (2023) Dir. André Novais Oliveira e Lilcoln Péricles  

COTAÇÃO: 9

Crítica de ambos: QUANDO AQUI (André Novais Oliveira) E ROUBAR UM PLANO (André Novais Oliveira e Lincoln Péricles) (cinefialho.blogspot.com)

__________

BYE BYE AMAZÔNIA (2023) Dir. Neville D'Almeida

COTAÇÃO: 9


Crítica: BYE BYE AMAZÔNIA (2023) Dir. Neville D'Almeida (cinefialho.blogspot.com)

__________

BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS (2023) Dir. Marcelo Marão

COTAÇÃO: 7

Bate-papo CineFialho: https://www.instagram.com/reel/CyYenbPLBYI/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA== 

__________

MUSSUM, O FILMIS (2023) Dir. Silvio Guindane

COTAÇÃO: 7

Bate-papo CineFialho: https://www.instagram.com/reel/CzhFaP3ppPg/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==


MATÉRIAS SOBRE A MOSTRA

- Abertura e homenageados

- Imagens Raquel Hallak e homenageados na abertura 

- Sobre o kit da Credencial da mostra

- Fala de Mel Lisboa na coletiva de imprensa sobre as referências para fazer a sua personagem

- Fala de Neville D'Almeida sobre "Bye bye Amazônia"

- Fala de Gregorio Gananian sobre a relação cinema e música

- Fala Raquel Hallak sobre o poder do cinema

- Fala de Negro Leo sobre a música Homem Livre 

- Sobre os premiados na noite de encerramento 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINEFIALHO - 2024 EM 100 FILMES

           C I N E F I A L H O - 2 0 2 4 E M  1 0 0 F I L M E S   Pela primeira vez faço uma lista tão extensa, com 100 filmes. Mas não são 100 filmes aleatórios, o que os une são as salas de cinema. Creio que 2024 tenha sido, dos últimos anos, o mais transformador, por marcar o início de uma reconexão do público (seja lá o que se entende por isso) com o espaço físico do cinema, com o rito (por mais que o celular e as conversas de sala de estar ainda poluam essa retomada) de assistir um filme na tela grande. Apenas um filme da lista (eu amo exceções) não foi exibido no circuito brasileiro de salas de cinema, o de Clint Eastwood ( Jurado Nº 2 ). Até como uma forma de protesto e respeito, me reservei ao direito de pô-lo aqui. Como um diretor com a importância dele, não teve seu filme exibido na tela grande, indo direto para o streaming? Ainda mais que até os streamings hoje já veem a possibilidade positiva de lançar o filme antes no cinema, inclusiv...

AINDA ESTOU AQUI (2024) Dir. Walter Salles

Texto por Marco Fialho Tem filmes que antes de tudo se estabelecem como vetores simbólicos e mais do que falar de uma época, talvez suas forças advenham de um forte diálogo com o tempo presente. Para mim, é o caso de Ainda Estou Aqui , de Walter Salles, representante do Brasil na corrida do Oscar 2025. Há no Brasil de hoje uma energia estranha, vinda de setores que entoam uma espécie de canto do cisne da época mais terrível do Brasil contemporâneo: a do regime ditatorial civil e militar (1964-85). Esse é o diálogo que Walter estabelece ao trazer para o cinema uma sensível história baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Logo na primeira cena Walter Salles mostra ao que veio. A personagem Eunice (Fernanda Torres) está no mar, bem longe da costa, nadando e relaxando, como aparece também em outras cenas do filme. Mas como um prenúncio, sua paz é perturbada pelo som desconfortável de um helicóptero do exército, que rasga o céu do Leblon em um vôo rasante e ameaçador pela praia. ...

BANDIDA: A NÚMERO UM

Texto de Marco Fialho Logo que inicia o filme Bandida: A Número Um , a primeira impressão que tive foi a de que vinha mais um "favela movie " para conta do cinema brasileiro. Mas depois de transcorrido mais de uma hora de filme, a sensação continuou a mesma. Sim, Bandida: A Número Um é desnecessariamente mais uma obra defasada realizada na terceira década do Século XXI, um filme com cara de vinte anos atrás, e não precisava, pois a história em si poderia ter buscado caminhos narrativos mais criativos e originais, afinal, não é todo dia que temos à disposição um roteiro calcado na história de uma mulher poderosa no mundo do crime.     O diretor João Wainer realiza seu filme a partir do livro A Número Um, de Raquel de Oliveira, em que a autora narra a sua própria história como a primeira dama do tráfico no Morro do Vidigal. A ex-BBB Maria Bomani interpreta muito bem essa mulher forte que conseguiu se impor com inteligência e força perante uma conjuntura do crime inteir...