Pular para o conteúdo principal

NOT DEAD (2023) Dir. Isaac Donato


Texto de Marco Fialho

"Not Dead" é um documentário que trata de um espaço que recebia shows de bandas punks de Salvador. É o segundo longa do diretor Isaac Donato, que na sua estreia como diretor de longas, com o ótimo "Açucena", ganhou a Mostra Aurora em Tiradentes em 2022, oportunidade em que a mostra aconteceu inteiramente no formato on line. 

O filme, apesar de tratar de um tema do passado, começando lá nos anos 1970 e 1980, não utiliza imagens de arquivo, o que de certa maneira causa um estranhamento, já que o tema do documentário perpassa tanto um espaço quanto as bandas que ali tocaram. Entretanto, o longa vai apresentando alguns dos personagens do universo punk da Bahia, desde músicos, cantores e frequentadores dos shows. 

Dentre esses frequentadores, o doc apresenta um personagem, Neilton, um deficiente visual, que trabalha com audiodescrição para o cinema. Esse personagem ocupa boa parte da atenção do diretor e praticamente torna-se um grande personagem do filme. Podemos dizer que "Not Dead" não elege frontalmente um protagonista para o seu longa, prefere caminhar em meio ao acaso por alguns encontros e depoimentos aqui e acolá. Nada imprime muito na tela, tudo parece chegar e logo partir, o que provoca um certo distanciamento do espectador durante a fruição do filme. 

Embora o filme consiga coletar bons depoimentos e boas cenas de encontro, especial algumas regadas à cerveja artesanal, fiquei incomodado com o fato do filme enfocar mais na audiodescrição do que no próprio objeto central, que era o punk na terra do axé. Toda vez que o filme se perdia nas longas cenas em que Neilton discutia ao telefone com uma outra profissional, a discussão sobre o punk algo arrefecia em mim, como se o filme gerasse uma autossabotagem, um desvio. "Not Dead" é um documentário que mesmo que tenha alguns bons personagens, derrapa na direção, por não conseguir reunir uma ideia muito precisa sobre o seu objeto.                            

                    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GODZILLA - MINUS ONE

Texto de Marco Fialho O maior mérito de "Godzilla - Minus One" está na maneira como o diretor Takeshi Yamazaki conjuga a história narrada com o contexto histórico do Japão pós segunda guerra. O monstro Godzilla é fruto direto do efeito nuclear provocado pela bomba atômica lançada pelos Estados Unidos.  O filme funciona como uma resposta à vergonha japonesa ao difícil processo de reconstrução do país, como algo ainda a ser superado internamente pela população. A partir desse fato, há um hábil manejo no roteiro para que a história funcione a contento, com uma boa fluência narrativa.  Aqui o monstro é revelado desde o início, não havendo nenhuma valorização narrativa, ou mistério, sobre a sua aparição. Mas se repararmos com atenção, "Godzilla - Minus One" é  um filme de monstro, embora se sustente tendo na base um melodrama de dar inveja até aos mais radicais da safra mexicana dos anos 1950. A história parte de Koichi, um piloto kamikaze que se recusa a executar uma or

BANDIDA: A NÚMERO UM

Texto de Marco Fialho Logo que inicia o filme Bandida: A Número Um , a primeira impressão que tive foi a de que vinha mais um "favela movie " para conta do cinema brasileiro. Mas depois de transcorrido mais de uma hora de filme, a sensação continuou a mesma. Sim, Bandida: A Número Um é desnecessariamente mais uma obra defasada realizada na terceira década do Século XXI, um filme com cara de vinte anos atrás, e não precisava, pois a história em si poderia ter buscado caminhos narrativos mais criativos e originais, afinal, não é todo dia que temos à disposição um roteiro calcado na história de uma mulher poderosa no mundo do crime.     O diretor João Wainer realiza seu filme a partir do livro A Número Um, de Raquel de Oliveira, em que a autora narra a sua própria história como a primeira dama do tráfico no Morro do Vidigal. A ex-BBB Maria Bomani interpreta muito bem essa mulher forte que conseguiu se impor com inteligência e força perante uma conjuntura do crime inteiramente to

ÁLBUM DE FILMES VISTOS EM 2024

Nesta página do CineFialho, o leitor encontra todos os filmes vistos no decorrer de 2024, com cotação, um pequeno comentário ou o link para a crítica do filme. 212) A FLOR DE BURITI (2024) Dir. João Salaviza e Renée Nader Messora COTAÇÃO: 9 Crítica:  A FLOR DE BURITI (2024) Dir. João Salaviza e Renée Nader Messora (cinefialho.blogspot.com) __________ 211) SALAMANDRA (2024) Dir. Alex Carvalho COTAÇÃO: 3 Crítica:  SALAMANDRA (2024) Dir. Alex Carvalho (cinefialho.blogspot.com) __________ 210) UM LUGAR SILENCIOSO: DIA UM COTAÇÃO: 6 Crítica:  UM LUGAR SILENCIOSO: DIA UM (2024) Dir. Michael Sarnoski (cinefialho.blogspot.com) __________ 209) CASA IZABEL (2024) Dir. Gil Barone COTAÇÃO: 6 Crítica:  CASA IZABEL (2022) Dir. Gil Barone (cinefialho.blogspot.com) __________ 208) TESTAMENTO (2024) Dir. Denys Arcand  COTAÇÃO: 7 Crítica:  TESTAMENTO (2024) Dir. Denys Arcand (cinefialho.blogspot.com) __________ 207) BANDIDA: A NÚMERO UM (2024) Dir. João Wainer COTAÇÃO: 4 Crítica:  BANDIDA: A NÚMERO UM (