Pular para o conteúdo principal

COBERTURA CINE FIALHO DO FESTIVAL "É TUDO VERDADE" 2025


Cobertura do Festival É Tudo Verdade 2025. 

Críticas:

BRUSCKY: UM AUTORRETRATO

Dir. Eryk Rocha

Crítica: BRUSCKY: UM AUTORRETRATO (2025) Dir. Eryk Rocha

__________

MINHA TERRA ESTRANGEIRA

Dir. Coletivo Lakapoy, João Moreira Salles e Louise Botkay

Crítica: MINHA TERRA ESTRANGEIRA (2025) Dir. João Moreira Salles, Coletivo Lakapoy e Louise Botkay

__________

LAN, O CARICATURISTA

Dir. Pedro Vinícius

Crítica: LAN, O CARICATURISTA (2025) Dir. Pedro Vinícius

__________

VIVA MARÍLIA 

Dir. Zelito Viana e Esperança Motta

Crítica: VIVA MARÍLIA (2024) Dir. Zelito Viana 

___________

RETROSPECTIVA HUMPHREY JENNINGS

Crítica:  HUMPHREY JENNINGS NO "É TUDO VERDADE" 2025

__________

SRA. PRESIDENTE

Dir. Marek Sulik 

Crítica: SRA. PRESIDENTE (2024) Dir. Marek Sulik

__________

SOB AS BANDEIRAS, O SOL

Dir. Juanjo Pereira

Crítica: SOB AS BANDEIRAS, O SOL (2025) Dir. Juanjo Pereira

__________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINEFIALHO - 2024 EM 100 FILMES

           C I N E F I A L H O - 2 0 2 4 E M  1 0 0 F I L M E S   Pela primeira vez faço uma lista tão extensa, com 100 filmes. Mas não são 100 filmes aleatórios, o que os une são as salas de cinema. Creio que 2024 tenha sido, dos últimos anos, o mais transformador, por marcar o início de uma reconexão do público (seja lá o que se entende por isso) com o espaço físico do cinema, com o rito (por mais que o celular e as conversas de sala de estar ainda poluam essa retomada) de assistir um filme na tela grande. Apenas um filme da lista (eu amo exceções) não foi exibido no circuito brasileiro de salas de cinema, o de Clint Eastwood ( Jurado Nº 2 ). Até como uma forma de protesto e respeito, me reservei ao direito de pô-lo aqui. Como um diretor com a importância dele, não teve seu filme exibido na tela grande, indo direto para o streaming? Ainda mais que até os streamings hoje já veem a possibilidade positiva de lançar o filme antes no cinema, inclusiv...

AINDA ESTOU AQUI (2024) Dir. Walter Salles

Texto por Marco Fialho Tem filmes que antes de tudo se estabelecem como vetores simbólicos e mais do que falar de uma época, talvez suas forças advenham de um forte diálogo com o tempo presente. Para mim, é o caso de Ainda Estou Aqui , de Walter Salles, representante do Brasil na corrida do Oscar 2025. Há no Brasil de hoje uma energia estranha, vinda de setores que entoam uma espécie de canto do cisne da época mais terrível do Brasil contemporâneo: a do regime ditatorial civil e militar (1964-85). Esse é o diálogo que Walter estabelece ao trazer para o cinema uma sensível história baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Logo na primeira cena Walter Salles mostra ao que veio. A personagem Eunice (Fernanda Torres) está no mar, bem longe da costa, nadando e relaxando, como aparece também em outras cenas do filme. Mas como um prenúncio, sua paz é perturbada pelo som desconfortável de um helicóptero do exército, que rasga o céu do Leblon em um vôo rasante e ameaçador pela praia. ...

BANDIDA: A NÚMERO UM

Texto de Marco Fialho Logo que inicia o filme Bandida: A Número Um , a primeira impressão que tive foi a de que vinha mais um "favela movie " para conta do cinema brasileiro. Mas depois de transcorrido mais de uma hora de filme, a sensação continuou a mesma. Sim, Bandida: A Número Um é desnecessariamente mais uma obra defasada realizada na terceira década do Século XXI, um filme com cara de vinte anos atrás, e não precisava, pois a história em si poderia ter buscado caminhos narrativos mais criativos e originais, afinal, não é todo dia que temos à disposição um roteiro calcado na história de uma mulher poderosa no mundo do crime.     O diretor João Wainer realiza seu filme a partir do livro A Número Um, de Raquel de Oliveira, em que a autora narra a sua própria história como a primeira dama do tráfico no Morro do Vidigal. A ex-BBB Maria Bomani interpreta muito bem essa mulher forte que conseguiu se impor com inteligência e força perante uma conjuntura do crime inteir...