Pular para o conteúdo principal

DIGGER (2026) Dir. Alejandro G. Iñárritu


Texto por Marco Fialho

Assistir a um filme de Alejandro G. Iñárritu (O Regresso, Birdman, entre outros) é esperar sempre que a narrativa do exagero e do excesso predomine. A experiência de "Digger" não é diferente. Aqui encontramos um empresário inescrupuloso, um presidente dos Estados Unidos escatológico (interpretado por John Goodman), ambos, dentro de um universo de uma encenação teatral, de uma peça dentro do filme. 

É mais uma obra que descreve o pessimismo e a descrença na humanidade de maneira explícita, o grotesco de um poder desmedido. Óbvio que "Digger" encampa uma sátira alegórica e farsesca do Governo irracional de Donald Trump (e outros tão pavorosos como os da família Bush ou de Ronald Reagan) e escancara isso sem muito disfarces, muito embora, o presidente do filme seja até fichinha perto do monstro real tal como o conhecemos.

E o que dizer do personagem Digger (interpretado por um Tom Cruise descaracterizado do papel de galã), um empresário do petróleo para lá de asqueroso e irresponsável, em que só vemos contraditoriamente algum sinal de humanidade na sua relação com a gatinha de estimação. Não deixa de ser mais do mesmo, o do cuidado excessivo de um homem que concentra o seu amor nesse animal, que já se encontra em estado terminal.   

Iñárritu cisma em pesar a mão ao espetacularizar sua obra, e mais ainda sua visão sobre a catástrofe ambiental, que na verdade, antes forjaria uma denúncia política, mas o diretor se perde ao revelar que vemos uma peça encenada e não um fato realista, retirando o impacto, muito embora ao final nos mostre o mundo real em sua face mais sinistra. Mas "Digger" não deixa de ser um filme arrastado, com diálogos óbvios e caricaturais, e uma mise-en-scène sonolenta e estéril em sua falsa ousadia formal.

Se o objetivo de Iñárritu seria realizar uma crítica social e política dos poderosos, que mandam e desmandam no planeta, a história tal como é construída não impacta tanto quanto o esperado, pois reduzir o real retratado ao universo da representação não dá o peso político esperado, já que a arte já é uma representação em si e jogar o tema da destruição dentro de uma peça acaba chamando a atenção mais para o processo de construção da cena do que para o que quer de fato denunciar. 

E "Digger" vem embalado bem ao modo Iñárritu de ver o cinema, com sons acachapantes, cenários grandiosos e câmera sobressaindo mais do que o tema e atores em cena, muito embora Tom Cruise faça de tudo para roubar cada cena em que aparece. Já Sandra Hüller está bem mais discreta e mais uma vez acerta em sua composição como Emma, uma meia-irmã de Digger. Há até semelhanças entre "Digger" e Dr. Fantástico, o genial filme de Stanley Kubrick, mas há igualmente distâncias irreparáveis entre as duas obras, ainda mais que Kubrick foi aquele diretor exemplar em todos os gêneros que exercitou a sua gramática impecável.     

Esse texto pode até ser considerado um diagnóstico áspero, contudo, como fugir do fato de que "Digger" não consegue esconder suas fragilidades e patina numa denúncia vazia e pouco reflexiva, imersa em um espetáculo audiovisual grotesco e farsesco, amparado numa comédia apocalíptica de mau gosto bem ao estilo habitual de Iñárritu? No filme, a gata se vislumbra em estado decrépito e o presidente dos Estados Unidos não fica atrás, com um "providencial" e escatológico câncer no ânus. Assim, faz Iñárritu, tratar os poderosos como seres patéticos e manipuladores, mas seres sujeitos à humanização da doença. Cada camada dessa que Iñárritu injeta em sua obra é mais um riso fútil que soltamos em nome de uma pretensa rebeldia vazia.                            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLOSE-UP (1990) Dir. Abbas Kiarostami

Texto por Marco Fialho "A arte é um sentimento que se experimenta, que o artista desenvolve nele para compartilhar com os outros". Frase que o personagem Sabzian atribui a Leon Tolstói Estudar o cinema de Abbas Kiarostami é mergulhar no imaginário do cinema. Um dos ícones do cinema iraniano dos anos 1980 e 1990, o diretor realizou obras cruciais para o pensamento cinematográfico contemporâneo. Obras como Gosto de Cereja (1997), Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (1987), Através das Oliveiras (1994), A Vida e Nada Mais (1992), e outras já produzidas nos século XX1, como Dez (2002), Cópia Fiel (2010) e Um Alguém Apaixonado (2012), todas fundamentais e merecedoras de serem estudadas, não só individualmente, mas também em conjunto para melhor se compreender o pensamento original desse cineasta iraniano, que junto com tantos outros seus contemporâneos, como Mohsen Makhmalbaf, Jafar Panahi e Majid Majidi, formaram a base do que hoje chamamos de cinema iraniano. Mas nesse texto vou come...

O AGENTE SECRETO (2025) Dir. Kleber Mendonça Filho

Texto por Marco Fialho O primeiro registro que faço acerca de  O Agente Secreto é a sua engenhosidade ao construir uma Recife fabular, mergulhada na podridão do passado de um país, que teimosamente tenta se manter de pé. Talvez por isso, uma perna aparentemente a esmo contenha tanta força simbólica, como uma metáfora possível da história de exploração de um povo do qual o contexto lhe é continuamente expurgado. O cinema de gênero dá um tom fantástico ao filme, apesar que ficamos com a impressão que tudo ali possa ser tão verdadeiro quanto o é uma notícia de jornal. Fica a impressão de que a fábula toca no absurdo que chamamos de mundo real.    Kleber Mendonça Filho está pleno na direção, irretocável. É assustador como a montagem provoca o espectador com sua imprevisibilidade e nos convida a acompanhar prazerosamente cada detalhe que está dentro do quadro. De repente, estamos no condomínio Ofir em 1977, até que um corte brusco nos leva para uma sala com computadores, com d...

RETROSPECTIVA VIVIAN OSTROVSKY

Texto por Carmela Fialho Retrospectiva Vivian Ostrovsky "Para mim, cinema experimental significa ter liberdade total - liberdade de duração, de tema, de forma.(...) fazer o que você quer sem se submeter às regras comerciais. São outros valores, não é tanto sobre ser longe da indústria, mas sobre liberdade de criação. De resto, é frustrante ver que hoje o cinema está cada vez mais padronizado, com poucas surpresas".  Vivian Ostrovsky em entrevista inédita a Fernanda Pessoa, extraído do Catálogo do 31º Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade 2026. Na retrospectiva Vivian Ostrovsky, assistimos ao programa 2, denominado corpos em trânsito, com os filmes Movie ( V.O.)  (1982); Idas e Vindas   (1984); Copacabana Beach  (1983); Domínio Público  (1996); e U.S.S.A (1985). O que unifica os cinco curtas são as filmagens de corpos humanos em diferentes atividades do cotidiano em várias regiões do planeta, como Estados Unidos, França, Brasil e a antiga União ...