Pular para o conteúdo principal

A OUTRA HISTÓRIA DO MUNDO (2018) Dir. Guillermo Casanova


Texto por Marco Fialho

O quê um filme pode dizer sobre um acontecimento histórico socialmente dolorido, como foram as ditaduras militares na América Latina, que se estenderam dos anos 1960 até os anos 1990? O belíssimo "A Outra História do Mundo", do diretor Guillermo Casanova, responde a essa pergunta com o devido sarcasmo e leveza, usando de imaginação e fantasia como armas poderosas de contra-ataque. Esse é um dos filmes que integram a Mostra Cine Uruguai - Novos Horizontes, que acontece na CAIXA Cultural RJ.

A trama de "A Outra História do Mundo" parte da resistência de dois amigos, Esnal (o sempre ótimo César Troncoso) e Milo (Roberto Suaréz), que resolvem reagir à presença de um coronel, disposto a impor autoridade, vigilância e regras rígidas ao pequeno vilarejo de Mosquistos, no interior do Uruguai. Eles tem um plano para boicotar o regime autoritário que impõe inclusive o fechamento de bares depois de uma certa hora, o que acaba com a vida noturna do local. É claro, que o plano para lá de atrapalhado não só dá errado como também leva Milo para prisão e desaparecimento.  

O diretor Guillermo Casanova elabora um filme em que o seu tom está entre o real e o fabular. O trabalho da direção assume caminhar em um fio tênue, delicado, e tendo a rebeldia como um ponto central e o balizador de sua narrativa. A música de Hugo Fattoruso fortalece essa ideia do lúdico ao desenhar uma moldura doce e inventiva para a trama. A trilha musical se relaciona muito com os desejos e sonhos dos personagens que se sentem sufocados pela atmosfera aprisionante ditada pela presença ostensiva de militares que controlam o cotidiano da pequena cidade de Mosquitos. 

Quando Esnal solicita ao coronel uma permissão para dar um curso sobre a história universal, a mesma autoridade o limita a não ultrapassar o ano de 1492, data oficial da chegada de Cristovam Colombo nas Américas. O recado do coronel é bem claro, não se pode discutir nessas aulas nenhum tema envolvendo os países latino-americanos, a história devia passar ao largo do presente e da política colonial ou contemporânea.

Uma leitura possível de "A Outra História do Mundo" é vê-lo como uma resposta à imbecilidade da censura e uma homenagem às narrativas que se reinventam para poder resistir à opressão. Muitas vezes, o universo fabular permite essa reinvenção e instaura um nó na cabeça do opressor. Striga é o sobrenome da família do amigo Milo, e Esnal cria lendas fantásticas com personagens da família Striga inventados, em aventuras mirabolantes em séculos distantes e por terras na Europa Oriental, que hoje formam a Croácia e arredores. Com isso, Esnal consegue inserir uma família uruguaia em épocas remotas, mas que indiretamente se associam com o terrível mundo contemporâneo. 

No Brasil, o Uruguai hoje está ligado à duas figuras. Uma delas é a do ex-presidente José Mujica; a outra, é a do compositor e cantor brasileiro Belchior, que se refugiou no país vizinho quando quis repensar e refazer a sua vida pessoal. Quando ouvimos uma personagem ouvindo e dançando o clássico "Velha Roupa Colorida", eis que surge Esnal, com seu bigodão que nos remete de imediato à figura rebelde e irônica de Belchior. Essa semelhança não é aleatória, ela é devidamente construída pela composição caprichada de César Troncoso, já que Esnal não deixa de ser uma homenagem ao nosso compositor cearense, que sempre enalteceu as insurgências contra o status quo. 

É sublimando uma rebeldia eivada de criatividade que "A Outra História do Mundo" enaltece a resistência às ditaduras. A fotografia predominantemente nos tons em sépia de Gustavo Habda tonifica uma sensação de irrealidade ou de que essa é uma época desastrosa e que não pode mais se repetir, pelos absurdos sociais que ela provoca, como a censura desmedida e o controle político sobre os corpos. Guillermo Casanova realiza um filme que sabe o poder da imaginação perante a idiotização de um poder abusivo e cruel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLOSE-UP (1990) Dir. Abbas Kiarostami

Texto por Marco Fialho "A arte é um sentimento que se experimenta, que o artista desenvolve nele para compartilhar com os outros". Frase que o personagem Sabzian atribui a Leon Tolstói Estudar o cinema de Abbas Kiarostami é mergulhar no imaginário do cinema. Um dos ícones do cinema iraniano dos anos 1980 e 1990, o diretor realizou obras cruciais para o pensamento cinematográfico contemporâneo. Obras como Gosto de Cereja (1997), Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (1987), Através das Oliveiras (1994), A Vida e Nada Mais (1992), e outras já produzidas nos século XX1, como Dez (2002), Cópia Fiel (2010) e Um Alguém Apaixonado (2012), todas fundamentais e merecedoras de serem estudadas, não só individualmente, mas também em conjunto para melhor se compreender o pensamento original desse cineasta iraniano, que junto com tantos outros seus contemporâneos, como Mohsen Makhmalbaf, Jafar Panahi e Majid Majidi, formaram a base do que hoje chamamos de cinema iraniano. Mas nesse texto vou come...

O AGENTE SECRETO (2025) Dir. Kleber Mendonça Filho

Texto por Marco Fialho O primeiro registro que faço acerca de  O Agente Secreto é a sua engenhosidade ao construir uma Recife fabular, mergulhada na podridão do passado de um país, que teimosamente tenta se manter de pé. Talvez por isso, uma perna aparentemente a esmo contenha tanta força simbólica, como uma metáfora possível da história de exploração de um povo do qual o contexto lhe é continuamente expurgado. O cinema de gênero dá um tom fantástico ao filme, apesar que ficamos com a impressão que tudo ali possa ser tão verdadeiro quanto o é uma notícia de jornal. Fica a impressão de que a fábula toca no absurdo que chamamos de mundo real.    Kleber Mendonça Filho está pleno na direção, irretocável. É assustador como a montagem provoca o espectador com sua imprevisibilidade e nos convida a acompanhar prazerosamente cada detalhe que está dentro do quadro. De repente, estamos no condomínio Ofir em 1977, até que um corte brusco nos leva para uma sala com computadores, com d...

RETROSPECTIVA VIVIAN OSTROVSKY

Texto por Carmela Fialho Retrospectiva Vivian Ostrovsky "Para mim, cinema experimental significa ter liberdade total - liberdade de duração, de tema, de forma.(...) fazer o que você quer sem se submeter às regras comerciais. São outros valores, não é tanto sobre ser longe da indústria, mas sobre liberdade de criação. De resto, é frustrante ver que hoje o cinema está cada vez mais padronizado, com poucas surpresas".  Vivian Ostrovsky em entrevista inédita a Fernanda Pessoa, extraído do Catálogo do 31º Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade 2026. Na retrospectiva Vivian Ostrovsky, assistimos ao programa 2, denominado corpos em trânsito, com os filmes Movie ( V.O.)  (1982); Idas e Vindas   (1984); Copacabana Beach  (1983); Domínio Público  (1996); e U.S.S.A (1985). O que unifica os cinco curtas são as filmagens de corpos humanos em diferentes atividades do cotidiano em várias regiões do planeta, como Estados Unidos, França, Brasil e a antiga União ...