Pular para o conteúdo principal

ANTÁRTIDA (2026) Dir. Bruno Safadi


Texto por Marco Fialho

Tem filmes que tem tudo para dar certo, uma produção esmerada, ótimos atores, domínio técnico impecável, mas não funcionam quando o vemos na tela. Algo parece não acontecer, mesmo que os meios tenham sido aparentemente os ideais. É o que ocorre com Antártida, filme dirigido por Bruno Safadi e protagonizado por Andréa Beltrão, Marina Ruy Barbosa, Leandra Leal e Lázaro Ramos, e que conta com coadjuvantes de peso, como Gero Camilo, Mariana Sena, Antonio Calloni, João Vitor Silva e Henrique Barreira.

A obra foi filmada em um estúdio virtual, para que o pública tenha a sensação de que o elenco de Antártida estava no local mais frio do mundo, com temperaturas que podem chegar a 30º negativos. O problema de Antártida não está na veracidade das imagens, mas no roteiro que abusa de diálogos expositivos e se equivoca na maneira como expõe a discussão central, a do estupro e da violência de gênero contra a mulher, um dos mais habituais crimes da nossa sociedade. 

Antártida narra um crime de estupro que ocorre dentro de uma estação de pesquisa na Antártida, composta por militares e cientistas brasileiros. Inês (Marina Ruy Barbosa) é uma cientista que está chegando à estação e encontra uma situação de crise energética. Uma festa é dada e a novata se embriaga e acaba por ser violentada sexualmente, mas como estava desfalecida não lembra quem é o agressor. O grande mote do filme é o mistério do tipo: quem estuprou Inês? O roteiro de Claudia Jouvin (que também é criadora da ideia do filme) e Dennilson Ramalho se esmera nessa descoberta, que muito faz lembrar os grandes sucessos novelescos do Brasil de ontem e hoje, como "quem matou Odete Roitman" ou "quem matou Arthur Brandão"? 

Esse é um problema real de Antártida, se perder em um jogo de gato e rato onde a vítima Inês vai sendo escanteada no processo, deixando por demais o mistério em primeiro plano. Descobrir o criminoso se torna mais importante do que discutir o ato em si. A partir de então, todos são suspeitos e a nova Comandante Elisabeth (Andréa Beltrão), que ocupa o cargo no meio do percurso, depois que um acontecimento trágico marca o fim do comando anterior. O roteiro escorrega feio quando ao final tenta justificar a conduta firme de Elisabeth a atrelando a um acontecimento do seu passado, algo desnecessário, já que um estupro em ambiente profissional deveria ser por si mesmo motivação suficiente para que se investigue com o máximo de rigor o acontecimento. 

O machismo presente, muito por conta da evidente militarização do ambiente, é amplificado em cada diálogo e ação, e às vezes colocado em cena como elemento a desviar o olhar do espectador para os verdadeiros suspeitos. A sequência da bebedeira de Inês e de vários funcionários da estação e a da briga do Capitão Vicente (Lázaro Ramos) com a ex-esposa Marina (Leandra Leal), a única médica do local, abusam do expositivo e exageram propositalmente o machismo, que poderia ser colocado com mais sutileza e respeito à inteligência do espectador. 

Conforme já explicitamos, Antártida conta com um elenco muito vasto, e esse excesso de personagens atrapalha a fluência e o ritmo do filme. A sensação é que há uma visível aceleração da trama, a própria resolução acontece às pressas, o que impacta muito na proposta de buscar o responsável por um crime. Alguns flashbacks forçados são utilizados como parte de uma investigação que a comandante Elisabeth está levando a cabo, mas eles terminam por aumentar a sensação de celeridade, pois a partir de alguns deles rapidamente se chega à resolução do caso. 

Mas como fica efetivamente a discussão sobre a violência contra a mulher no Brasil? Ao nosso ver fica perdida no meio da investigação policialesca que se estabelece na trama e em outros detalhes que vão se sobrepondo, como os segredos que levaram cada um a aceitar embarcar numa missão em um lugar tão inóspito, gélido e isolado do mundo. Tudo é muito estranho nessa produção, é muita produção para um thriller que poderia ser feito em qualquer outro lugar. 

Ao final da sessão, a sensação que fica é que algo falta em Antártida, pois o filme não escapa de ser um entretenimento banal, algo para ser esquecido, não porque queremos isso, mas especialmente porque nada de interessante e relevante acontece para levarmos para casa como reflexão. Não há verdadeiramente algo a refletir e a informação vinda do letreiro final só aumentam as suspeitas. Nele é dito que a maioria da violência contra a mulher no Brasil é praticada dentro dos lares. Se é assim, mais um motivo para perguntarmos do porquê realizar um filme na Antártida, nos cafundós do mundo, se podia-se filmar a mesma violência em qualquer lar do Brasil? Seria apenas para experimentar alguns recursos técnicos novos dos Estúdios Globo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLOSE-UP (1990) Dir. Abbas Kiarostami

Texto por Marco Fialho "A arte é um sentimento que se experimenta, que o artista desenvolve nele para compartilhar com os outros". Frase que o personagem Sabzian atribui a Leon Tolstói Estudar o cinema de Abbas Kiarostami é mergulhar no imaginário do cinema. Um dos ícones do cinema iraniano dos anos 1980 e 1990, o diretor realizou obras cruciais para o pensamento cinematográfico contemporâneo. Obras como Gosto de Cereja (1997), Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (1987), Através das Oliveiras (1994), A Vida e Nada Mais (1992), e outras já produzidas nos século XX1, como Dez (2002), Cópia Fiel (2010) e Um Alguém Apaixonado (2012), todas fundamentais e merecedoras de serem estudadas, não só individualmente, mas também em conjunto para melhor se compreender o pensamento original desse cineasta iraniano, que junto com tantos outros seus contemporâneos, como Mohsen Makhmalbaf, Jafar Panahi e Majid Majidi, formaram a base do que hoje chamamos de cinema iraniano. Mas nesse texto vou come...

O AGENTE SECRETO (2025) Dir. Kleber Mendonça Filho

Texto por Marco Fialho O primeiro registro que faço acerca de  O Agente Secreto é a sua engenhosidade ao construir uma Recife fabular, mergulhada na podridão do passado de um país, que teimosamente tenta se manter de pé. Talvez por isso, uma perna aparentemente a esmo contenha tanta força simbólica, como uma metáfora possível da história de exploração de um povo do qual o contexto lhe é continuamente expurgado. O cinema de gênero dá um tom fantástico ao filme, apesar que ficamos com a impressão que tudo ali possa ser tão verdadeiro quanto o é uma notícia de jornal. Fica a impressão de que a fábula toca no absurdo que chamamos de mundo real.    Kleber Mendonça Filho está pleno na direção, irretocável. É assustador como a montagem provoca o espectador com sua imprevisibilidade e nos convida a acompanhar prazerosamente cada detalhe que está dentro do quadro. De repente, estamos no condomínio Ofir em 1977, até que um corte brusco nos leva para uma sala com computadores, com d...

RETROSPECTIVA VIVIAN OSTROVSKY

Texto por Carmela Fialho Retrospectiva Vivian Ostrovsky "Para mim, cinema experimental significa ter liberdade total - liberdade de duração, de tema, de forma.(...) fazer o que você quer sem se submeter às regras comerciais. São outros valores, não é tanto sobre ser longe da indústria, mas sobre liberdade de criação. De resto, é frustrante ver que hoje o cinema está cada vez mais padronizado, com poucas surpresas".  Vivian Ostrovsky em entrevista inédita a Fernanda Pessoa, extraído do Catálogo do 31º Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade 2026. Na retrospectiva Vivian Ostrovsky, assistimos ao programa 2, denominado corpos em trânsito, com os filmes Movie ( V.O.)  (1982); Idas e Vindas   (1984); Copacabana Beach  (1983); Domínio Público  (1996); e U.S.S.A (1985). O que unifica os cinco curtas são as filmagens de corpos humanos em diferentes atividades do cotidiano em várias regiões do planeta, como Estados Unidos, França, Brasil e a antiga União ...