Texto por Carmela Fialho
O drama Em Rumo a Uma Terra Desconhecida, do diretor palestino Mahdi Fleifel, narra a trágica história de dois primos palestinos refugiados, Chatila (Mahmoud Bakri) e Reda (Aram Sabbah) em Atenas, cujo objetivo era conseguir passaportes falsos para ingressar na Alemanha e tornarem-se proprietários de um café.
A narrativa desenvolve-se basicamente em três espaços: o parque, um prédio abandonado e o apartamento de uma grega que se torna amante de Chatila. A fotografia e a direção de arte optaram por uma abordagem realista para dar escopo a uma história do cotidiano dos marginalizados nas grandes cidades.
Os primos palestinos durante a trama envolvem-se cada vez mais em atividades ilícitas como roubos, tráfico humano e sequestro. O foco central do filme são as questões de sobrevivência dos dois primos, onde Reda tem problema com vício em drogas e se prostitui para pagar um traficante que também é palestino e poeta.
A atuação dos atores principais e dos coadjuvantes é convincente, mas falta à trama uma visão mais aprofundada, focando unicamente nas atividades ilícitas desse grupo de palestinos, que vive em um mundo paralelo, usando a cidade de Atenas como um não lugar, meramente uma passagem para a Alemanha. A solução final também não traz nenhuma surpresa, pois a tragédia já estava anunciada desde a primeira cena.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Quero saber o que você achou do meu texto. Obrigado!