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SELVAGENS (2024) Dir. Claude Barras


Texto por Marco Fialho

O filme Selvagens é uma animação em stop motion, que se utiliza de maquetes para construção dos cenários e massinha para a feitura dos personagens. O nível de acabamento impressiona pela beleza plástica e profusão de cores que o diretor Claude Barras, o mesmo que realizou em 2016, o belíssimo Minha Vida de Abobrinha, compõe para a sua nova obra. 

Se compararmos Selvagens com a sua obra anterior, podemos notar uma grande evolução na parte técnica da obra, entretanto, quanto ao roteiro, Minha Vida de Abobrinha é mais consistente e ousada na sua proposta, por explorar uma complexidade maior no desenvolvimento da história. Já em Selvagens, o diretor adentra na temática ambiental, o que não deixa muitas brechas existenciais, por se obrigar a realizar uma obra onde estabelece uma ideia de vilania mais direta que simplifica mais a história. Assim, os personagens bons são bons e os maus são maus, perdendo o seu arco mais complexo. 

Barras conta a história de Kéria, uma menina sensível que vê uma macaca sendo morta por exploradores de madeira numa floresta em Bornéu, na Ásia. Ela e o pai adotam o bebê da macaca, só que existe sempre uma ameaça de o entregarem para um Jardim Zoológico, caso ela precise levar o bebê a um veterinário. No mesmo período, ela descobre sua ascendência indígena, quando seu primo Selaï, precisa dividir o quarto com ela por uns dias, enquanto o pai do menino precisa defender a floresta contra os madeireiros. 

Será nessa interação entre Kéria e Selaï, que a princípio não é das melhores, mas quando Kéria se perde na floresta procurando pelo seu bebê macaco, o menino vai dividir com ela os conhecimentos que a floresta pode oferecer, além dele conhecer os perigos do lugar e como resolve-los com seu saber ancestral. Selvagens parte de uma ideia hoje bem idílica acerca da floresta, embora seus melhores momentos venham da exploração desse ambiente. 

Selvagens discute também a inserção do celular na vida dos povos originários e até nos faz ri do toque do celular do pai de Selaï, uma famosa música pop vinda do mundo dos brancos, embora a música seja de origem negra. O filme brinca um pouco com essas referências multiculturais que fazem parte do mundo globalizado como o nosso, que não permite mais o total isolamento de uma determinada matriz cultural.  

No final, Selvagens diverte e talvez consiga também colaborar para uma ideia de respeito às terras dos povos originários como fundamental para a criação de um mundo mais harmonioso. Embora essa ideia militante também acabe por engessar a escrita de um roteiro mais complexo em relação aos personagens. 

Selvagens trata-se de uma animação bem produzida, visualmente bonita e que traz uma visão humana sobre os problemas ambientais causados pela ambição desenfreada de grupos capitalistas que só visam o lucro e matam os seres vivos que são importantes para um novo conceito de equilíbrio ambiental, de uma ideia simples e necessária que precisamos mais da floresta intacta do que explorada.

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