Pular para o conteúdo principal

APENAS ALGUNS DIAS (2024) Dir. Julie Navarro


Texto por Marco Fialho

Apenas Alguns Dias traz para discussão inúmeras questões relacionadas com a grande quantidade de imigrantes refugiados que chegam sistematicamente em Paris, vindos de muitos países asiáticos e africanos que estão enfrentando guerras civis ou invasões estrangeiras. 

A direção de Julie Navarro até se esforça em tentar esboçar diversas visões sobre o fato, contudo, a que prevalece e a que mais acompanhamos é a do personagem Arthur Berthier (Benjamin Biolay), um jornalista egresso da crítica musical, em especial do rock, que após uma punição por mau comportamento, volta a ficar disponível para fazer reportagens mais gerais e acaba sendo deslocado para fazer uma matéria sobre um incidente envolvendo os refugiados e a Associação Solidariedade Exilados. 

A estrutura narrativa estabelecida pelo roteiro e afirmada pela direção leva Apenas Alguns Dias para resultados quase sempre ingênuos em relação à temática, chegando até a romantizar várias das situações. A relação que se estabelece entre Arthur e a ativista Mathilde (Camille Cottin) parece comandar a trama, que assim oscila entre os dramas dos refugiados e a redenção amorosa de Arthur. Há ainda a inclusão de Daoud (Amrullah Safi), um jovem afegão que é abrigado na casa de Arthur, logo depois que a polícia francesa acaba com um campo de migração. 

O filme trafega entre o trabalho de Arthur tanto no jornal quanto nas ruas, o acolhimento de Daoud, o ativismo de Mathilde, o trabalho diário da Associação Solidariedade Exilados, o cotidiano da casa de Arthur. A diretora Julie Navarro parece confusa pelas inúmeras possibilidades que o filme apresenta e meio que se divide entre elas, sem potencializar numa delas. Acaba que nos perdemos em várias subtramas, que por um lado, parecem simpáticas e acolhedoras, por outras revelam uma dispersão em que tanto a história de amor não funciona plenamente quanto a própria história dos refugiados vai perdendo força no decorrer da narrativa. 

O maior abalo que Apenas Alguns Dias sofre é em decorrência dessas inúmeras frentes que a direção quer abarcar, cujo resultado mais severo é a de retirar o potencial político do filme, que por vezes dá sinais que vai embalar, mas logo se desconecta do primordial, se perdendo por demais em direcionamentos subjetivos que não permitem um aprofundamento político mais substantivo. O filme se prende muito nos dramas de Arthur, sua filha, Mathilde e a Associação, e pouco nos refugiados em si. Daoud é apenas um coadjuvante dos personagens europeus e esse é um problema real do filme.

O final de Apenas Alguns Dias não deixa de refletir todas essas questões levantadas acima, já que decide por um viés indeciso, preso entre o político e a história de amor. A ida a um restaurante para saciar os estômagos famintos de Mathilde, Arthur, sua filha e Daoud (e sua inclusão aqui é problemática) servem como uma metáfora de uma falsa conciliação, afinal, vários refugiados em paralelo, continuam esfomeados e desabrigados. Seria essa a melhor hora e forma de falar da fome e de sua resolução?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINEFIALHO - 2024 EM 100 FILMES

           C I N E F I A L H O - 2 0 2 4 E M  1 0 0 F I L M E S   Pela primeira vez faço uma lista tão extensa, com 100 filmes. Mas não são 100 filmes aleatórios, o que os une são as salas de cinema. Creio que 2024 tenha sido, dos últimos anos, o mais transformador, por marcar o início de uma reconexão do público (seja lá o que se entende por isso) com o espaço físico do cinema, com o rito (por mais que o celular e as conversas de sala de estar ainda poluam essa retomada) de assistir um filme na tela grande. Apenas um filme da lista (eu amo exceções) não foi exibido no circuito brasileiro de salas de cinema, o de Clint Eastwood ( Jurado Nº 2 ). Até como uma forma de protesto e respeito, me reservei ao direito de pô-lo aqui. Como um diretor com a importância dele, não teve seu filme exibido na tela grande, indo direto para o streaming? Ainda mais que até os streamings hoje já veem a possibilidade positiva de lançar o filme antes no cinema, inclusiv...

AINDA ESTOU AQUI (2024) Dir. Walter Salles

Texto por Marco Fialho Tem filmes que antes de tudo se estabelecem como vetores simbólicos e mais do que falar de uma época, talvez suas forças advenham de um forte diálogo com o tempo presente. Para mim, é o caso de Ainda Estou Aqui , de Walter Salles, representante do Brasil na corrida do Oscar 2025. Há no Brasil de hoje uma energia estranha, vinda de setores que entoam uma espécie de canto do cisne da época mais terrível do Brasil contemporâneo: a do regime ditatorial civil e militar (1964-85). Esse é o diálogo que Walter estabelece ao trazer para o cinema uma sensível história baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Logo na primeira cena Walter Salles mostra ao que veio. A personagem Eunice (Fernanda Torres) está no mar, bem longe da costa, nadando e relaxando, como aparece também em outras cenas do filme. Mas como um prenúncio, sua paz é perturbada pelo som desconfortável de um helicóptero do exército, que rasga o céu do Leblon em um vôo rasante e ameaçador pela praia. ...

MOSTRA CINEBH 2023

CineBH vem aí mostrando novos diretores da América Latina Texto de Marco Fialho É a primeira vez que o CineFialho irá cobrir no modo presencial a Mostra CineBH, evento organizado pela Universo Produção. Também, por coincidência é a primeira vez que a mostra terá inserido um formato competitivo. Nessa matéria falaremos um pouco da programação da mostra, de como a curadoria coordenada pelo experiente Cleber Eduardo, montou a grade final extensa com 93 filmes a serem exibidos em 8 espaços de Belo Horizonte, em apenas 6 dias (26 de setembro a 1º de outubro). O que atraiu o CineFialho a encarar essa cobertura foi o ineditismo da grande maioria dos filmes e a oportunidade mais do rara, única mesmo, de conhecer uma produção independente realizada em países da América Latina como Chile, Colômbia, México, Peru, Paraguai, Cuba e Argentina, sem esquecer lógico do Brasil.  Lemos com atenção toda a programação ofertada e vamos para BH cientes da responsabilidade de que vamos assistir a obras di...