Pular para o conteúdo principal

VERISSIMO (2023) Dir. Angelo Defanti


Texto de Marco Fialho

"Verissimo" é um documentário especial, daqueles que ficam à espreita, tentando descobrir um personagem pelas beiras. Sua empreitada torna-se surpreendente, pois debaixo dos escombros do tempo, o filme revela detalhes de um Verissimo que quase não fala, embora observe muito sobre o mundo a sua volta. O filme visita Verissimo às vésperas de completar 80 anos de idade, se instala em sua casa e adota cinematograficamente uma atitude compatível a do personagem, a de observar a partir de uma câmera fixa, discreta em sua indiscrição de se alojar na intimidade de Verissimo. 

Logo no início, o diretor Angelo Defanti mostra planos da casa do protagonista. O silêncio e a paz predominam, apenas interrompidos pelo som de um peculiar badalar de um grande e imponente relógio vertical. O tempo toma conta do espaço e parece ameaçar com o aviso permanente de que os 80 anos estão chegando. O badalar insistente não deixa que esqueçamos disso. O filme registra esse tempo como um perseguidor implacável. À certa altura, Verissimo diz em uma de suas inúmeras entrevistas: "eu esqueci do tempo, espero que ele também tenha esquecido de mim". Mas as contínuas visitas de um fisioterapeuta não esconde as dificuldades que Verissimo demonstra para levantar da cadeira ou sofá. O tempo não o esqueceu, está ali, atento em seu encalço.

Um dos maiores méritos da direção de Angelo Defanti é a de se abrir à contemplação. A câmera respeita o personagem, entretanto está posta a perscrutar suas ações, mesmo que não haja tanto a revelar acerca desse escritor brilhante que se revela um homem de hábito simples. Alguns ângulos são distantes, mas o que surpreende é que mesmo os mais próximos não são nada impactantes. A personalidade reservada de Verissimo é capturada assertivamente, os movimentos lentos da idade parecem combinar com a maneira como lida com o mundo no cotidiano. A família cuida dele, mas também é cuidada por ele. Verissimo reserva a seu modo, um tempo para todos, embora preserve a fala e o sorriso lacônicos. A introspecção de Verissimo não o torna antipático, ele tira fotos e dá autógrafos transbordado numa calma espantadora. É sério, mas doce com as pessoas. Sério e engraçado, como alguém bem o define em algum momento do filme. Mas como homem, não tem como negar, a seu jeito, o grande avô que é, entregue nos detalhes, como numa leitura com o neto ou de aceitar que se joguem afoitamente no seu colo. Mas convenhamos, nada há de especial, a maioria dos avôs fariam o mesmo.

Mas a câmera paciente de Defanti flagra os mais belos momentos da relação entre Verissimo e a neta Lucinda, um amor e uma admiração à criatividade que o escritor não consegue esconder. E ainda tem a paixão de Verissimo pelo Internacional, independente da fase ser boa ou ruim. A câmera registra ainda o amor da esposa, a seduzi-lo constantemente, enquanto ele faz um certo jogo duro. Mas na hora das fotos antigas, só queria ver as fotos da esposa jovem, como que quisesse renovar alguma chama do amor de juventude. 

Outro viés explorado pelo documentário é o da celebridade Verissimo. A paciência dele nas entrevistas realmente chama a atenção, a tranquilidade no qual atende a todos, sem fazer nada de espalhafatoso. É admirável a naturalidade e quase indiferença como olha para os jornais que fazem grandes matérias e encartes em homenagem aos seus 80 anos. O agito dos eventos e sua vida em casa entregam o mesmo Verissimo impassível, controlado, paciente e sereno. As repetições das ações cotidianas não o irritam, assim como ter que escrever e desenhar suas tirinhas. O filme mostra isso com exatidão, para que não tenhamos dúvidas sobre quem é Verissimo. Em frente à página em branco, desenha aleatoriamente. O que está a fazer? "Esperando a ideia vir", diz ele com uma calma de quem sabe que a inspiração virá naturalmente.    

Angelo Defanti alcança com o seu dispositivo quase silencioso, o silêncio precioso dessa personalidade ímpar, inteligente e repleto de tiradas geniais. Porém o diretor mostra que com um dispositivo simples, o da espreita, se consegue chegar longe numa obra que se pretende ser documental. Como diz sempre a esposa, "acompanhamos Verissimo nos debates e entrevistas para saber o que ele pensa sobre as coisas, porque em casa nada fala do mundo". Jogar paciência no computador ao final seria uma síntese sobre a sua personalidade, ou seria um exercício, um ato autodisciplinador para afinar a sua conduta austera? Ou estaria ele tentando enganar o tempo, lhe proferindo uma sentença certeira?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ÁLBUM DE FILMES VISTOS EM 2023 - 340 filmes

DESTAQUES FILMES INTERNACIONAIS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-filmes-internacionais-em-2023.html?m=1 DESTAQUES FILMES BRASILEIROS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-de-2023-filmes-brasileiros.html?m=1 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 (cinefialho.blogspot.com) ESPECIAL FIM DE ANO: 14 VÍDEOS DO BATE-PAPO CINEFIALHO DE 2023: O REINO DE DEUS (2023) Dir. Claudia Sainte-Luce Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ GUAPO'Y (2023) Dir. Sofía Paoli Thorne Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ AS GRÁVIDAS (2023) Dir. Pedro Wallace Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ À SOMBRA DA LUZ (2023) Dir. Isabel Reyes Bustos e Ignacia Merino Bustos Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ PONTES NO MAR (2023) Dir. Patricia Ayala Ruiz Vídeo:  Marco Fialho (@ci

GODZILLA - MINUS ONE

Texto de Marco Fialho O maior mérito de "Godzilla - Minus One" está na maneira como o diretor Takeshi Yamazaki conjuga a história narrada com o contexto histórico do Japão pós segunda guerra. O monstro Godzilla é fruto direto do efeito nuclear provocado pela bomba atômica lançada pelos Estados Unidos.  O filme funciona como uma resposta à vergonha japonesa ao difícil processo de reconstrução do país, como algo ainda a ser superado internamente pela população. A partir desse fato, há um hábil manejo no roteiro para que a história funcione a contento, com uma boa fluência narrativa.  Aqui o monstro é revelado desde o início, não havendo nenhuma valorização narrativa, ou mistério, sobre a sua aparição. Mas se repararmos com atenção, "Godzilla - Minus One" é  um filme de monstro, embora se sustente tendo na base um melodrama de dar inveja até aos mais radicais da safra mexicana dos anos 1950. A história parte de Koichi, um piloto kamikaze que se recusa a executar uma or

UMA BELA MANHÃ (2022) Dir. Mia Hansen-Love

Uma jovem mulher e seus percalços numa França decadente Texto de Marco Fialho Como é bom poder assistir a um filme de Mia Hansen-Love, essa jovem cineasta já com uma carreira sólida e profícua, e vendo ela voltar para os filmes com a sua marca indelével: os dramas românticos arranhados pela dureza da vida cotidiana, de um realismo que caminha entre a vontade de viver e sonhar e a difícil realidade de um mundo que impõe doenças e relacionamentos amorosos complicados.  Um dos pontos a destacar em "Uma bela manhã", esse drama intimista e extremamente sensível, são as atuações dos atores, em especial o belíssimo trabalho de Léa Seydoux como Sandra e a arrebatadora interpretação do experiente ator Pascal Greggory como o pai, um professor e intelectual brilhante que sofre de uma doença neurodegenerativa rara, onde perde a noção espacial e a visão. A câmera de Mia não desgruda a câmera de Sandra e mais do que seu olhar sobre as coisas, acompanhamos o comportamento dela perante às ag