Pular para o conteúdo principal

ANTONIO CANDIDO, ANOTAÇÕES FINAIS (2023) Dir. Eduardo Escorel


A sonata cândida de Escorel 

Texto de Marco Fialho

"Antonio Candido, anotações finais", de Eduardo Escorel, se desenvolve para os espectadores, ou melhor, ouvintes, como uma sonata. O diretor parte de seus cadernos, escritos desde à infância, centrando nos pensamentos registrados nos três últimos cadernos, de 2015 a 2017. O caráter diminuto da proposta formal não o desmerece como documentário, muito pelo contrário, o expande por concentração, de um mínimo que se torna gigante na tela, tal como as sonatas de Beethoven, que aliás, inundam nossos sentidos durante a projeção e imantam a nossa atenção.        

Escorel consegue aqui dar uma aula de reconstituição histórica e memorialística como poucos. Em mãos, tem-se pouco, os cadernos de anotações de Candido e algumas imagens de arquivo desse grande intelectual. A grandeza do pensamento de Antonio Candido explode a cada nova revelação que este nos faz, tendo a voz precisa e aveludada do ator Matheus Nachtergaele pontuando a narrativa. Quem aqui nos conduz é a voz de Candido/Nachtergaele, lendo suas anotações finais, lembrando que Candido era um nonagenário beirando o centenário. 

A poesia de "Antonio Candido, anotações finais" está em cada frame, em cada construção que o mestre Escorel realiza pela montagem que não deixa arestas, que costura ano a ano reflexões profundas sobre a vida, feitas por uma inteligência privilegiada que foi Antonio Candido. O filme de Escorel cria, tal como uma sonata, uma expectativa sobre o devir das palavras de Candido. Há uma angústia que o próprio pensamento de Candido provoca, em especial como o pensador trata da proximidade da morte. Escorel captura o tempo, o espreme para retirar dele os últimos suspiros poéticos de Candido. Esse escalonamento do tempo, em uma crescente obsessão pelo inevitável nos toma como se a vida de Candido fosse a nossa. Afinal, o tempo que se esvai para ele também está passando por nós. 

Como é instigante ver a maneira como Candido pensava o mundo. Escorel sabe pinçar o quanto argutas são as articulações que o escritor fazia ao refletir sobre as artes e o seu tempo. Interessante notar como o pensamento político estava presente constantemente em suas ideias. Pensar a literatura e o mundo juntos, essa foi uma contribuição indelével desse escritor fenomenal. A angústia que Candido sentiu ao ver o mundo político brasileiro e mundial se degringolar aos seus olhos já velhos e cansados. A fragilidade de suas pernas parecem acompanhar os percalços do Brasil, que viu a extrema ignorância e burrice crescerem em uma escalada vertiginosa. 

Outra chama poética que o filme acende é na relação de Candido com a esposa Gilda. Os testemunhos melancólicos em que a imagem dela ficava ali flutuando na tela para dar um nó a mais na garganta. Pensar a vida do país, mas igualmente a sua, nessa interseção entre o indivíduo e o coletivo, um sempre em comunhão com o outro, em um belo exercício de lucidez, o que faltou muito no Brasil dos últimos anos invadido pelas fake news da extrema direita. Mas há algo de nobre no viver de Candido. Ser o último de sua geração a morrer, testemunhar ao desmoronamento da vida dos seus e ter a certeza que isso está assinalando também o seu fim. 

"Antonio Candido, anotações finais" é uma joia que só o cinema pode nos dar. O enredar de emoções nas revelações de um diário íntimo que agora nos chega e arrebata. As confissões poéticas de quem viveu se dedicando à literatura, uma ode à poesia e a beleza de existir. É de arrepiar ver a câmera passear pelos cômodos de Candido, de ver a biblioteca que tanto alimentou textos cruciais para quem escreveu tanto sobre livros. Como não se encantar ao ouvir Candido refletir sobre o seu ofício e dizer que buscou reduzir a vida em palavras, para quem sabe dar a elas uma sobrevida. "Antonio Candido, anotações finais" realmente me soou como uma sonata deliciosa de se ouvir. Obrigado Escorel por tanto, meus ouvidos e olhos agradecem.                  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ÁLBUM DE FILMES VISTOS EM 2023 - 340 filmes

DESTAQUES FILMES INTERNACIONAIS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-filmes-internacionais-em-2023.html?m=1 DESTAQUES FILMES BRASILEIROS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-de-2023-filmes-brasileiros.html?m=1 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 (cinefialho.blogspot.com) ESPECIAL FIM DE ANO: 14 VÍDEOS DO BATE-PAPO CINEFIALHO DE 2023: O REINO DE DEUS (2023) Dir. Claudia Sainte-Luce Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ GUAPO'Y (2023) Dir. Sofía Paoli Thorne Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ AS GRÁVIDAS (2023) Dir. Pedro Wallace Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ À SOMBRA DA LUZ (2023) Dir. Isabel Reyes Bustos e Ignacia Merino Bustos Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ PONTES NO MAR (2023) Dir. Patricia Ayala Ruiz Vídeo:  Marco Fialho (@ci

GODZILLA - MINUS ONE

Texto de Marco Fialho O maior mérito de "Godzilla - Minus One" está na maneira como o diretor Takeshi Yamazaki conjuga a história narrada com o contexto histórico do Japão pós segunda guerra. O monstro Godzilla é fruto direto do efeito nuclear provocado pela bomba atômica lançada pelos Estados Unidos.  O filme funciona como uma resposta à vergonha japonesa ao difícil processo de reconstrução do país, como algo ainda a ser superado internamente pela população. A partir desse fato, há um hábil manejo no roteiro para que a história funcione a contento, com uma boa fluência narrativa.  Aqui o monstro é revelado desde o início, não havendo nenhuma valorização narrativa, ou mistério, sobre a sua aparição. Mas se repararmos com atenção, "Godzilla - Minus One" é  um filme de monstro, embora se sustente tendo na base um melodrama de dar inveja até aos mais radicais da safra mexicana dos anos 1950. A história parte de Koichi, um piloto kamikaze que se recusa a executar uma or

UMA BELA MANHÃ (2022) Dir. Mia Hansen-Love

Uma jovem mulher e seus percalços numa França decadente Texto de Marco Fialho Como é bom poder assistir a um filme de Mia Hansen-Love, essa jovem cineasta já com uma carreira sólida e profícua, e vendo ela voltar para os filmes com a sua marca indelével: os dramas românticos arranhados pela dureza da vida cotidiana, de um realismo que caminha entre a vontade de viver e sonhar e a difícil realidade de um mundo que impõe doenças e relacionamentos amorosos complicados.  Um dos pontos a destacar em "Uma bela manhã", esse drama intimista e extremamente sensível, são as atuações dos atores, em especial o belíssimo trabalho de Léa Seydoux como Sandra e a arrebatadora interpretação do experiente ator Pascal Greggory como o pai, um professor e intelectual brilhante que sofre de uma doença neurodegenerativa rara, onde perde a noção espacial e a visão. A câmera de Mia não desgruda a câmera de Sandra e mais do que seu olhar sobre as coisas, acompanhamos o comportamento dela perante às ag