Pular para o conteúdo principal

FRIDA (2023) Dir. Carla Gutiérrez



Texto de Marco Fialho

"Frida", dirigido por Carla Gutiérrez, é um documentário no mínimo impactante e forte, que traça um retrato não só de uma grande artista, mas também de uma mulher e cidadã de alto calibre histórico. O filme redimensiona, em especial, a humanidade vigorosa que possibilitou Frida tornar-se um dos grandes nomes do século XX, uma referência de como ser mulher em um mundo tomado pelo poder masculino.

O maior mérito da diretora Carla Gutiérrez é tornar Frida a maior narradora do filme pela voz calibrada de Fernanda Echevarría del Rivero, se utilizando dos diários e cartas da artista para que somente ouvíssemos a sua voz. Quando temos o ponto de vista de Diego Rivera ouvimos a voz de Jorge Richards, assim cada personagem vai assumindo a sua própria voz, o que faz o filme crescer eticamente. 

Carla Gutiérrez também incorpora à narrativa o fantástico trabalho de animação comandado por Sofia Inés Cázeres Lira, que atua na expansão das obras pictóricas de Frida Kahlo. As animações conferem um efeito visual significativo ao documentário, um movimento maior às obras, como se as pinturas quisessem ultrapassar a tela e ganhar o mundo, fora que ajudam a chamar a atenção a alguns detalhes que estão presentes nos quadros. 

Ouvir a voz de Frida durante todo o documentário é realmente um diferencial, sublinhando os momentos mais cruciais de sua vida, as dores verdadeiras de alma e carne. As traições incontroláveis de Rivera, o acidente quase fatal que a impediu de viver com plena saúde até o fim da vida, mas sobretudo, a dureza de ser mulher numa sociedade machista que relutava em ver uma mulher tornar-se artista. O filme de Carla consegue trabalhar as contradições do pensamento de Frida, as inseguranças e a força que tinha para encarar as adversidades da vida de artista. 

Um dos aspectos bem interessantes de "Frida" é entender melhor a sua visão política marxista, tanto pela influência de Rivera quanto pela própria Revolução Mexicana que permeou a infância e o início da adolescência de Frida. Daí, tem a paixão por Zapata e a relação com Trotsky, um dos maiores líderes da revolução russa, que chegou a se apaixonar por ela. São impagáveis os momentos em que Frida espinafra os empresários em sua viagem a Nova York, Paris e nas suas caminhadas no próprio México. A melhor parte do documentário é ver Frida com os surrealistas, em especial com Andre Breton, que numa visita ao México, a convida a expor em Paris. Mas Frida ao chegar lá odeia todos os artistas, os chama de burgueses decadentes e volta para o México decepcionada com a vanguarda europeia.    

A relação conturbada com Diego Rivera é um dos pontos altos do documentário, mas Carla mostra trechos da visão tanto de Frida quanto de Rivera. Os casos de um e de outro, sendo que foi Rivera que deu os primeiros passos da infidelidade, inclusive a traindo com a própria irmã. Mas Frida não ficou para trás e levou para a sua cama muitos homens e mulheres. Frida ainda sim, mesmo nos percalços manteve uma visão libertadora sobre a vida e o amor. Amava Rivera, mesmo não tendo mais envolvimento sexual, inclusive aceitando se casar duas vezes com ele.        

Como um típico documentário de personagem, a diretora demonstra uma grande paixão por Frida, explorando aspectos humanos que colaboram no entendimento da personalidade da artista. Esse é um filme delicioso de ver, pela paixão que ele emana por Frida, sua coragem de viver todas as dificuldades físicas, o enfrentamento que tinha nos relacionamentos amorosos e não amorosos, e o melhor de tudo, vê-la comentando sobre como foi adquirir personalidade própria como artista.                                                                          

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ÁLBUM DE FILMES VISTOS EM 2023 - 340 filmes

DESTAQUES FILMES INTERNACIONAIS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-filmes-internacionais-em-2023.html?m=1 DESTAQUES FILMES BRASILEIROS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-de-2023-filmes-brasileiros.html?m=1 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 (cinefialho.blogspot.com) ESPECIAL FIM DE ANO: 14 VÍDEOS DO BATE-PAPO CINEFIALHO DE 2023: O REINO DE DEUS (2023) Dir. Claudia Sainte-Luce Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ GUAPO'Y (2023) Dir. Sofía Paoli Thorne Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ AS GRÁVIDAS (2023) Dir. Pedro Wallace Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ À SOMBRA DA LUZ (2023) Dir. Isabel Reyes Bustos e Ignacia Merino Bustos Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ PONTES NO MAR (2023) Dir. Patricia Ayala Ruiz Vídeo:  Marco Fialho (@ci

GODZILLA - MINUS ONE

Texto de Marco Fialho O maior mérito de "Godzilla - Minus One" está na maneira como o diretor Takeshi Yamazaki conjuga a história narrada com o contexto histórico do Japão pós segunda guerra. O monstro Godzilla é fruto direto do efeito nuclear provocado pela bomba atômica lançada pelos Estados Unidos.  O filme funciona como uma resposta à vergonha japonesa ao difícil processo de reconstrução do país, como algo ainda a ser superado internamente pela população. A partir desse fato, há um hábil manejo no roteiro para que a história funcione a contento, com uma boa fluência narrativa.  Aqui o monstro é revelado desde o início, não havendo nenhuma valorização narrativa, ou mistério, sobre a sua aparição. Mas se repararmos com atenção, "Godzilla - Minus One" é  um filme de monstro, embora se sustente tendo na base um melodrama de dar inveja até aos mais radicais da safra mexicana dos anos 1950. A história parte de Koichi, um piloto kamikaze que se recusa a executar uma or

UMA BELA MANHÃ (2022) Dir. Mia Hansen-Love

Uma jovem mulher e seus percalços numa França decadente Texto de Marco Fialho Como é bom poder assistir a um filme de Mia Hansen-Love, essa jovem cineasta já com uma carreira sólida e profícua, e vendo ela voltar para os filmes com a sua marca indelével: os dramas românticos arranhados pela dureza da vida cotidiana, de um realismo que caminha entre a vontade de viver e sonhar e a difícil realidade de um mundo que impõe doenças e relacionamentos amorosos complicados.  Um dos pontos a destacar em "Uma bela manhã", esse drama intimista e extremamente sensível, são as atuações dos atores, em especial o belíssimo trabalho de Léa Seydoux como Sandra e a arrebatadora interpretação do experiente ator Pascal Greggory como o pai, um professor e intelectual brilhante que sofre de uma doença neurodegenerativa rara, onde perde a noção espacial e a visão. A câmera de Mia não desgruda a câmera de Sandra e mais do que seu olhar sobre as coisas, acompanhamos o comportamento dela perante às ag