Pular para o conteúdo principal

ERVAS SECAS (2023) Dir. Nuri Bilge Ceylan


Texto de Marco Fialho

Se há algo inconteste perante a qualquer filme dirigido por Nuri Bilge Ceylan é a sua assinatura. Os filmes dele possuem traços bem identificáveis. A sua maneira de narrar é inconfundível. Talvez esse importante e célebre cineasta turco possa ser equiparado artisticamente às narrativas romanescas do russo Fiodor Dostoiévski, em especial pela abordagem preciosista que ambos traçam em torno dos seus personagens, de como enredam psicologia e forte interação com o meio, mais específicamente, como os ambientes influenciam o indivíduo. Outra característica bem latente é a problemática interpessoal, provocadora de crises e embates constantes entre os personagens, além de ser disseminadora de angústias pessoais.

O trabalho mais recente de Ceylan, "Ervas Secas", bem comprova isso. O personagem Samet (Deniz Celiloglu), muito lembra um personagem tipicamente dostoievskiano. A sua procura por si mesmo em meio a um mundo caótico, que pouco o compreende, e que ele igualmente se sente deslocado, é uma de suas características mais marcantes. Há uma falta de caminho para Samet, que prevê o quanto a mediocridade parece determinar os rumos da vida de um professor em um ambiente tomado pelo provincianismo. É interessante observar a trajetória tortuosa de Samet, inclusive o quanto vai perdendo a retidão moral.

Nuri Bilge Ceylan, em seus filmes, fala muito sobre a atmosfera provinciana da Turquia, da falta de perspectivas das pessoas que almejam mais intelectualmente e não são correspondidas pelo mundo ao seu redor. O cineasta enfoca mais o universo masculino em seus filmes e em "Ervas Secas" não é diferente, com Samet conduzindo a história, embora a ótima personagem de Nuray (Merve Dizdar) ocupe relevância na trama, como uma mulher independente, com forte personalidade e ideias sobre o mundo, que até se chocam com os pensamentos de Samet. Nuray é uma militante, que morou em Ancara, Capital turca, e participou ativamente da vida política do país. 

Outro personagem crucial na história é Kenan, um outro professor, que divide o alojamento com Samet. Quando Samet apresenta Nuray para ele inicia-se um jogo de sedução de ambos para conquista-la. Nuray é uma personagem fundamental para revelar o caráter dúbio de ambos os personagens masculinos. Ela irá suscitar ações inesperadas dos dois pretendentes, que passarão a flerta-la pelas costas um do outro. "Ervas Secas" é um dos filmes mais intrigantes de Ceylan, em especial, por ele buscar desenvolver em todos os personagens, sentimentos e ações ambíguas. Cena a cena vamos ficando surpresos com as atitudes surpreendentes, principalmente dos três personagens que formarão uma espécie de triângulo amoroso. Em "Ervas Secas", Ceylan abandona um pouco a abordagem social e prioriza um enfoque mais psicológico dos personagens e o resultado não é mau. Não que o social não esteja presente, mas o que eu quero dizer é que ele não dita as ações de maneira mais determinante, ele se encontra mais diluído nos comportamentos dos personagens.

Outro elemento fundamental na mise-en-scène de Ceylan é o trato que ele faz do espaço, e sendo mais específico ainda, da paisagem e interiores dos ambientes internos. O próprio clima frio e branco, é contrastado com ambientes escuros, muitas vezes até difícil de precisar tudo que está em cena. As várias cenas na neve espessa parece querer mostrar que há muita coisa encoberta sob o tapete alvo de uma imagem falsamente límpida. O apartamento dos professores, a sala dos professores, a sala particular de Samet e a loja em que ele visita um amigo para conversar e beber (um espaço muito estranho de uma maneira geral), todas, sem exceção, causam no mínimo estranhamentos pelo tom ditado sempre pelo soturno. 

Ainda falando um pouco mais sobre esses espaços, é interessante observar também como eles são filmados. Primeiro reparar nas nuances fotográficas, de uma luz sempre difusa, amarela no centro e amarronzada, ou ocre, fora do centro da imagem (sempre bom lembrar o aspecto fúnebre e terroso que essas imagens sugerem). Com isso, os objetos espalhados nas cenas (sim, sempre tem muitos) criam um ambiente confuso, desarrumado e insinuadamente decadente. Os espaços entulhados e mal iluminados dispersam a imagem, a deixa mais turva e imprecisa. É como não soubéssemos exatamente o que está sendo dito. É a construção da ambiguidade como pedra fundamental, como um conceito imagético. Não se pode iludir que Ceylan seja um construtor narrativo que despeja tudo nos diálogos, mesmo quando estes últimos são potentes e importantes para o filme.

Mas não é só isso. Ainda tem os enquadramentos, a maioria filmados em planos gerais muito bem planejados, que incorporam o ambiente caótico e nos distanciam dos personagens. Com isso, Ceylan não permite nossa aproximação à cena, filma às vezes numa inspiração teatral, mas longe de ser um teatro filmado. Nas cenas mais longas, Ceylan evita os cortes dentro da cena e privilegia o plano sequência, para que os atores fiquem à vontade com os imensos textos decorados e ensaiados com precisão. 

Entretanto, a maior surpresa de "Ervas Secas" é como Ceylan muda o rumo do filme. Se em seus filmes anteriores, o cineasta se preocupava mais em incluir o contexto em sua trama, o mesmo não ocorre aqui. Embora nos planos iniciais Ceylan ameace ou tente nos induzir que vai dissertar sobre o território provinciano, há uma mudança drástica de direção ao se utilizar mais da ideia do provincianismo como forma de se forjar os caráteres dos personagens do que como crítica social. Em "Ervas Secas", Ceylan mergulha mais nos personagens, nas suas contradições e pequenez. A mesquinharia, o ato banal e até o lado pueril e descartável do sexo estão fortemente presentes: Samet esconde carta de aluna; faz sexo para mangar do colega; e negligencia propositalmente o processo educativo dos alunos. A baixeza do regime político turco faz crer que está encruado nas ações individualistas do protagonista, como uma reafirmação da vitória do sistema sobre o homem. Por isso, é soberba a longa cena em que Nuray esmiúça as fraquezas políticas de Samet em um discurso elaboradíssimo e desconcertante. Ceylan, se utiliza da verve de Nuray para desconstruir Samet. Não que Ceylan não ataque as instituições, em especial a escolar, mas o faz sem grandes detalhamentos, mais como citação do que objeto de estudo e aprofundamento.

Durante a projeção vamos descobrindo diversas camadas no filme. Tema e subtemas vão se desenhando e alinhando ao enredo. De repente, Ceylan dá uma guinada e começa a trabalhar com a ideia de vaidade como sentimento vil, assim como a mentira como motor da destruição das relações. Samet despreza ostensivamente Nuray, mas quando nota o interesse de Kenan, passa a querer flertar também com ela. Tem uma cena que me parece determinante para a virada da história, que é quando Nuray, aparentemente encantada, pede para tirar uma foto de Kenan. O incômodo de Samet é notório e a partir de então sua postura muda completamente tanto com o colega quanto com ela. "Ervas Secas" é mais um trabalho fenomenal de Nuri Bilge Ceylan, só que agora como um cineasta crítico do sujeito e de como o poder suborna a integralidade do caráter dos indivíduos. Aos poucos, vamos vendo Samet cada vez mais como uma figura sombria e nebulosa. Mais Dostoiévski do que isso, impossível.        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ÁLBUM DE FILMES VISTOS EM 2023 - 340 filmes

DESTAQUES FILMES INTERNACIONAIS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-filmes-internacionais-em-2023.html?m=1 DESTAQUES FILMES BRASILEIROS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-de-2023-filmes-brasileiros.html?m=1 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 (cinefialho.blogspot.com) ESPECIAL FIM DE ANO: 14 VÍDEOS DO BATE-PAPO CINEFIALHO DE 2023: O REINO DE DEUS (2023) Dir. Claudia Sainte-Luce Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ GUAPO'Y (2023) Dir. Sofía Paoli Thorne Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ AS GRÁVIDAS (2023) Dir. Pedro Wallace Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ À SOMBRA DA LUZ (2023) Dir. Isabel Reyes Bustos e Ignacia Merino Bustos Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ PONTES NO MAR (2023) Dir. Patricia Ayala Ruiz Vídeo:  Marco Fialho (@ci

GODZILLA - MINUS ONE

Texto de Marco Fialho O maior mérito de "Godzilla - Minus One" está na maneira como o diretor Takeshi Yamazaki conjuga a história narrada com o contexto histórico do Japão pós segunda guerra. O monstro Godzilla é fruto direto do efeito nuclear provocado pela bomba atômica lançada pelos Estados Unidos.  O filme funciona como uma resposta à vergonha japonesa ao difícil processo de reconstrução do país, como algo ainda a ser superado internamente pela população. A partir desse fato, há um hábil manejo no roteiro para que a história funcione a contento, com uma boa fluência narrativa.  Aqui o monstro é revelado desde o início, não havendo nenhuma valorização narrativa, ou mistério, sobre a sua aparição. Mas se repararmos com atenção, "Godzilla - Minus One" é  um filme de monstro, embora se sustente tendo na base um melodrama de dar inveja até aos mais radicais da safra mexicana dos anos 1950. A história parte de Koichi, um piloto kamikaze que se recusa a executar uma or

UMA BELA MANHÃ (2022) Dir. Mia Hansen-Love

Uma jovem mulher e seus percalços numa França decadente Texto de Marco Fialho Como é bom poder assistir a um filme de Mia Hansen-Love, essa jovem cineasta já com uma carreira sólida e profícua, e vendo ela voltar para os filmes com a sua marca indelével: os dramas românticos arranhados pela dureza da vida cotidiana, de um realismo que caminha entre a vontade de viver e sonhar e a difícil realidade de um mundo que impõe doenças e relacionamentos amorosos complicados.  Um dos pontos a destacar em "Uma bela manhã", esse drama intimista e extremamente sensível, são as atuações dos atores, em especial o belíssimo trabalho de Léa Seydoux como Sandra e a arrebatadora interpretação do experiente ator Pascal Greggory como o pai, um professor e intelectual brilhante que sofre de uma doença neurodegenerativa rara, onde perde a noção espacial e a visão. A câmera de Mia não desgruda a câmera de Sandra e mais do que seu olhar sobre as coisas, acompanhamos o comportamento dela perante às ag