Pular para o conteúdo principal

LISTA DE DESEJOS PARA SUPERAGÜI


Texto de Marco Fialho

Quero começar esse texto falando como são bem realizados diversos planos do documentário "Lista de desejo para Superagui", de Pedro Giongo, que me remeteu ao filme "Arraial do Cabo", de 1960, dos diretores Paulo Cezar Sarraceni e o famoso fotógrafo de cinema Mario Carneiro. 

Esses planos precisos, bem enquadrados como uma espécie de registro do trabalho dos pescadores e do seu tempo, talvez seja a maneira que o diretor encontrou de manifestar o seu amor aos personagens e o ofício de pescador. Fora isso, o documentário não consegue penetrar muito na alma dos personagens Martelo e Cajá (pai e filho).

O ritmo do filme de Pedro Giongo entoa o mesmo evocado pelos personagens, suas músicas locais, seus rituais religiosos, mas também que não esquece da luta dos moradores pela dignidade do trabalho e da vida dos moradores dessa ilha paradisíaca, mas dura de quem trabalha e sonha, tudo ao mesmo tempo agora.

O único senão do filme são algumas cenas que vislumbram momentos que ficam deslocados dentro da narrativa, como o surgimento de um grupo de mulheres que se organizam para exigir melhores condições de trabalho. São situações que flutuam no meio da trama, que a princípio estava centrada no cotidiano de Martelo e Cajá.

Mas "Lista de desejo para Superagui" se impõe por sua beleza plástica e a realidade que servem de base para se pensar um país diverso culturalmente, onde o trabalho sempre é visto como algo tão complexo e envolto em camadas tanto em relação ao tempo quanto a sua funcionalidade. Os sonhos ainda podem habitar em um mapa de um suposto tesouro e mostrar que talvez o mais importante do que achar o ouro seja a eterna busca pela esperança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GODZILLA - MINUS ONE

Texto de Marco Fialho O maior mérito de "Godzilla - Minus One" está na maneira como o diretor Takeshi Yamazaki conjuga a história narrada com o contexto histórico do Japão pós segunda guerra. O monstro Godzilla é fruto direto do efeito nuclear provocado pela bomba atômica lançada pelos Estados Unidos.  O filme funciona como uma resposta à vergonha japonesa ao difícil processo de reconstrução do país, como algo ainda a ser superado internamente pela população. A partir desse fato, há um hábil manejo no roteiro para que a história funcione a contento, com uma boa fluência narrativa.  Aqui o monstro é revelado desde o início, não havendo nenhuma valorização narrativa, ou mistério, sobre a sua aparição. Mas se repararmos com atenção, "Godzilla - Minus One" é  um filme de monstro, embora se sustente tendo na base um melodrama de dar inveja até aos mais radicais da safra mexicana dos anos 1950. A história parte de Koichi, um piloto kamikaze que se recusa a executar uma or

BANDIDA: A NÚMERO UM

Texto de Marco Fialho Logo que inicia o filme Bandida: A Número Um , a primeira impressão que tive foi a de que vinha mais um "favela movie " para conta do cinema brasileiro. Mas depois de transcorrido mais de uma hora de filme, a sensação continuou a mesma. Sim, Bandida: A Número Um é desnecessariamente mais uma obra defasada realizada na terceira década do Século XXI, um filme com cara de vinte anos atrás, e não precisava, pois a história em si poderia ter buscado caminhos narrativos mais criativos e originais, afinal, não é todo dia que temos à disposição um roteiro calcado na história de uma mulher poderosa no mundo do crime.     O diretor João Wainer realiza seu filme a partir do livro A Número Um, de Raquel de Oliveira, em que a autora narra a sua própria história como a primeira dama do tráfico no Morro do Vidigal. A ex-BBB Maria Bomani interpreta muito bem essa mulher forte que conseguiu se impor com inteligência e força perante uma conjuntura do crime inteiramente to

ÁLBUM DE FILMES VISTOS EM 2024

Nesta página do CineFialho, o leitor encontra todos os filmes vistos no decorrer de 2024, com cotação, um pequeno comentário ou o link para a crítica do filme. 212) A FLOR DE BURITI (2024) Dir. João Salaviza e Renée Nader Messora COTAÇÃO: 9 Crítica:  A FLOR DE BURITI (2024) Dir. João Salaviza e Renée Nader Messora (cinefialho.blogspot.com) __________ 211) SALAMANDRA (2024) Dir. Alex Carvalho COTAÇÃO: 3 Crítica:  SALAMANDRA (2024) Dir. Alex Carvalho (cinefialho.blogspot.com) __________ 210) UM LUGAR SILENCIOSO: DIA UM COTAÇÃO: 6 Crítica:  UM LUGAR SILENCIOSO: DIA UM (2024) Dir. Michael Sarnoski (cinefialho.blogspot.com) __________ 209) CASA IZABEL (2024) Dir. Gil Barone COTAÇÃO: 6 Crítica:  CASA IZABEL (2022) Dir. Gil Barone (cinefialho.blogspot.com) __________ 208) TESTAMENTO (2024) Dir. Denys Arcand  COTAÇÃO: 7 Crítica:  TESTAMENTO (2024) Dir. Denys Arcand (cinefialho.blogspot.com) __________ 207) BANDIDA: A NÚMERO UM (2024) Dir. João Wainer COTAÇÃO: 4 Crítica:  BANDIDA: A NÚMERO UM (