Texto de Marco Fialho
"Cães de Caça" é um filme marroquino, em coprodução com mais 4 países (França/Bélgica/Catar/Arábia Saudita). O filme me remeteu muito aos primeiros filmes do cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu, em especial a "Amores Perros" (2000), não só pelos cães, mas sobretudo pelo comportamento conturbado da câmera. Inclusive, essa câmera vertiginosa, que jamais é colocada no tripé, que está na mão até quando o plano é fixo, daquelas que você sente um leve balançado. Em algumas cenas, essa câmera na mão até faz sentido, mas o diretor Kamal Lazraq faz questão de mantê-la irrequieta.
O roteiro contempla uma certa dose de humor trágico, com situações levadas ao limite. A história mantem uma tensão permanente, e o título pode até enganar os incautos, já que os cães de briga só ocupam o começo da trama, depois a história passa a girar em torno de Hassan e Issam (pai e filho) que são contratados para um servicinho escuso de sequestrar um homem, justamente um dos caras que participa da morte de um cão campeão nas brigas em que as apostas rolam à vontade.
"Cães de Caça" é a saga de Hassan e Issam para desovar o corpo desse homem sequestrado que morre acidentalmente sufocado no porta-malas do carro que eles alugaram para executar o trabalho. O roteiro é muito hábil em criar situações onde ninguém quer se comprometer em ajudá-los, fora os policiais que teimam em para-los nas blitz, como se pressentissem que algo poderia estar errado com os dois sujeitos. Cada personagem indicado para ajudá-los repassa a ajuda para outrem e assim os dois se veem crescentemente enrascados.
O grande mérito da história é criar situações inusitadas, como um de pescador completamente bêbado que insiste em ajudá-los, mas não está em condições de efetivamente colaborar e um outro que aceita fazer o serviço desde que Issam faça sexo com ele. Mas realmente, a maior sustentação de "Cães de Caça" é uma dose de humor que está sempre competindo com doses fortes de violência. Pai e filho situam-se em meio as brigas de gangues e viram joguete desses grupos violentos e sem escrúpulos. Viver de trabalhos forjados pelas situações marginais jogam os dois em um turbilhão de aventuras e desamparos, afinal assim estão postos as pessoas situadas nas periferias e sem maiores formações socioeducacionais.
Apesar do filme se passar nas periferias de Casablanca, ele não chega a direcionar sua mira para uma crítica social ou política aberta, apenas circunstancial. Por mais que a trama espelhe uma nítida crise social, "Cães de Caça" se esquiva dela para abordar apenas as situações limites vividas pelos dois protagonistas, deixando que a ação e a tensão das cenas se sobressaiam sobre uma possível visão mais crítica daquele mundo cão (permissão para o trocadilho óbvio). Tanto é verdade, que no desfecho do filme o diretor Kamal Lazraq consegue sublinhar e misturar as duas abordagens mais comuns do enredo: humor e a violência.
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