Pular para o conteúdo principal

A ILHA DE BERGMAN (2021) Direção de Mia Hansen-Love


Flertando com o superficial

Texto de Marco Fialho

Pensar as relações humanas é um dos grandes temas da diretora francesa Mia Hansen-Love. Em "A Ilha de Bergman" não é diferente. Embora em um primeiro momento tudo pareça envolver a relação entre o cineasta Tony (Tim Roth) e a escritora Chris (Vicky Krieps), aos poucos a diretora vai levando a história para outro lado. A metalinguagem invade a cena, trazendo para si um inesperado protagonismo. 

Mesmo sem ter a força narrativa de obras anteriores, como "Adeus, primeiro amor (2011)" e "O que está por vir" (2016), "A Ilha de Bergman" tem lá seus encantos. O filme envolve uma filmagem que acontece na ilha onde Bergman viveu parte de sua vida. Bergman de alguma maneira está presente ali, embora sua evocação estética passe ao largo do filme de Mia. "Persona" também tinha a metalinguagem como tema, mas a semelhança para por aí, a distância entre a obra de Bergman e Mia são gigantes, em qualquer analogia que possa ser pensada a respeito.


A proposta de Mia cria problemas reais para a narrativa. O começo é empolgante, um cineasta e sua namorada chegam a Ilha de Faro, ele exibirá suas obras no cinema da Fundação Bergman, enquanto ela busca inspiração para escrever uma história de amor. Primeiro achamos que a história é sobre este casal, mas depois descobrimos que a ideia de Chris para um futuro filme vai sendo antecipada para nós. Há um desequilíbrio latente entre a expectativa de vermos um filme filmado em Faro e a história de Chris. Essa história de amor que invade o filme é bem banal e desinteressante, o que cria um desnível entre as partes do filme de Mia  Hansen-Love. 

No título do filme, o nome de Bergman é o protagonista, mas tudo parece não passar de uma jogada, que podia ser de mestre, mas o pior é quando descobrimos que "A ilha de Bergman" não passa de uma jogada de marketing. Claro que o mestre sueco ronda o filme de Mia. Afinal, tem o Safári Bergman, tem o cinema, tem a biblioteca do mestre, as locações de alguns filmes dele, enfim, tem a ilha. Se em alguns momentos a magia Bergman respinga aqui e acolá, no todo, ela passa bem longe. 


A narrativa metalinguística de Mia não chega a empolgar, isso é fato, em especial por ser repetitiva e insossa. Não que o filme chegue ao ponto de ser insuportável, jamais, apenas ele se impõe como mais um. Faltou a Mia nesse trabalho um aprofundamento dos personagens, todos rasos em demasia. Ocorre aqui o maior risco de todos, o do pitoresco de filmar na inatingível ilha de Faro ser o fato mais atrativo do filme.

Ao propor três camadas de história para seu filme (a do casal que chega a ilha, a da história de Chris e do final da filmagem de Chris), Mia não mergulha fundo em nenhuma, deixando o vazio prevalecer na maioria das vezes. Se "A ilha de Bergman" carece de profundidade, isso não quer dizer que tudo seja um desastre total. A sequência final tem lá a sua graça. Entrar no acervo de Bergman tem lá a sua magia, mesmo que Mia desperdice algo desse encanto. Um flerte final entre Chris/diretora e o ator do filme torna-se o suspiro derradeiro de Mia na superficialidade, uma pedrinha a mais na sua brincadeira metalinguística que reafirma a vitória do vazio em "A Ilha de Bergman". Pelo retrospecto, sabemos que Mia Hansen-Love é muito mais do que isso e o mestre merecia uma homenagem mais à altura.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ÁLBUM DE FILMES VISTOS EM 2023 - 340 filmes

DESTAQUES FILMES INTERNACIONAIS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-filmes-internacionais-em-2023.html?m=1 DESTAQUES FILMES BRASILEIROS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-de-2023-filmes-brasileiros.html?m=1 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 (cinefialho.blogspot.com) ESPECIAL FIM DE ANO: 14 VÍDEOS DO BATE-PAPO CINEFIALHO DE 2023: O REINO DE DEUS (2023) Dir. Claudia Sainte-Luce Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ GUAPO'Y (2023) Dir. Sofía Paoli Thorne Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ AS GRÁVIDAS (2023) Dir. Pedro Wallace Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ À SOMBRA DA LUZ (2023) Dir. Isabel Reyes Bustos e Ignacia Merino Bustos Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ PONTES NO MAR (2023) Dir. Patricia Ayala Ruiz Vídeo:  Marco Fialho (@ci

GODZILLA - MINUS ONE

Texto de Marco Fialho O maior mérito de "Godzilla - Minus One" está na maneira como o diretor Takeshi Yamazaki conjuga a história narrada com o contexto histórico do Japão pós segunda guerra. O monstro Godzilla é fruto direto do efeito nuclear provocado pela bomba atômica lançada pelos Estados Unidos.  O filme funciona como uma resposta à vergonha japonesa ao difícil processo de reconstrução do país, como algo ainda a ser superado internamente pela população. A partir desse fato, há um hábil manejo no roteiro para que a história funcione a contento, com uma boa fluência narrativa.  Aqui o monstro é revelado desde o início, não havendo nenhuma valorização narrativa, ou mistério, sobre a sua aparição. Mas se repararmos com atenção, "Godzilla - Minus One" é  um filme de monstro, embora se sustente tendo na base um melodrama de dar inveja até aos mais radicais da safra mexicana dos anos 1950. A história parte de Koichi, um piloto kamikaze que se recusa a executar uma or

UMA BELA MANHÃ (2022) Dir. Mia Hansen-Love

Uma jovem mulher e seus percalços numa França decadente Texto de Marco Fialho Como é bom poder assistir a um filme de Mia Hansen-Love, essa jovem cineasta já com uma carreira sólida e profícua, e vendo ela voltar para os filmes com a sua marca indelével: os dramas românticos arranhados pela dureza da vida cotidiana, de um realismo que caminha entre a vontade de viver e sonhar e a difícil realidade de um mundo que impõe doenças e relacionamentos amorosos complicados.  Um dos pontos a destacar em "Uma bela manhã", esse drama intimista e extremamente sensível, são as atuações dos atores, em especial o belíssimo trabalho de Léa Seydoux como Sandra e a arrebatadora interpretação do experiente ator Pascal Greggory como o pai, um professor e intelectual brilhante que sofre de uma doença neurodegenerativa rara, onde perde a noção espacial e a visão. A câmera de Mia não desgruda a câmera de Sandra e mais do que seu olhar sobre as coisas, acompanhamos o comportamento dela perante às ag