Pular para o conteúdo principal

ANTENA DA RAÇA (2020) Direção de Luís Abramo e Paloma Rocha


Glauber e a transformação do mundo de hoje

Texto de Marco Fialho

Como Glauber Rocha veria o mundo de hoje? Como reagiria com a sua arte? Manteria a verve que tão bem o caracterizava? São perguntas que ficam no ar, nos circundando, assim que terminamos de assistir ao potente documentário "Antena da raça", dirigido por Luís Abramo e Paloma Rocha. Entender o Brasil, decifra-lo historicamente (tarefa das mais complexas até hoje) por meio das interrogações glauberianas, da luta que ele travou tanto nas artes quanto fora delas para reformar as estruturas socioeconômicas desse país continental.                

A grande proeza de "Antena da raça" está em como ele consegue se estabelecer como um organismo vivo, sobretudo pela maneira como trata da relação entre passado e presente. Os petardos de Glauber desferidos no programa de TV "Abertura" que realizou entre o período de abertura política no Brasil em 1979 e 1980, se voltam contra os nossos dias, nos interrogam sobre o que fazer com esse país que não supera as suas contradições históricas. Se somam a isso os filmes que o diretor baiano tão bem utilizou como livres instrumentos para entender e discutir o país. Esse riquíssimo material de arquivo é utilizado com muita criatividade e ousadia pelos diretores de "Antena da raça".   

Abramo e Paloma (filha de Glauber e Helena Ignês) montam "Antena da raça" nitidamente inspirados nas narrativas libertárias de Glauber e trabalham as temporalidades fazendo livres associações, unindo discursos pelo sentido ao invés de pela lógica cronológica, o que faz o filme expandir as suas possibilidades de análise. As ideias contestatórias de Glauber servem como farol para a reestruturação fílmica A construção de país que revertesse os entraves impostos pelo colonialismo econômico. Atores importantes na vida pregressa de Glauber (Zé Celso Martinez Correa, Caetano Veloso, José Dirceu, Helena Ignez e Luis Carlos Barreto) interagem no presente com as ideias dele, em um esforço de ler e propor ações políticas e culturais sob a luz dessa antena da raça baiana. Falar do presente aqui é falar do governo neofascista de Bolsonaro, é tentar compreender como voltamos ao modelo autoritário que Glauber tanto lutou para superar e o programa "Abertura" deixava esse esforço muito evidente.    

Durante todo o Cinema Novo e para além dele, muito se cobrou dos artistas um diálogo possível com o povo. Dizia-se que os filmes transgressores falavam para uma elite cultural, já letrada, mas era inacessível para a maioria absoluta da população. No programa "Abertura", Glauber incorporou Severino, um homem simples do povo para tentar fazer essa aproximação. Entretanto, o mais interessante é ver várias ideias de Glauber ecoarem no mundo de hoje, como a voz dos pretos, a dos favelados a cobrar uma ação civilizacional do Estado em seu território, a das mulheres a exigir direitos igualitários e assim por diante. Há um traço oswaldiano em "Antena da raça", de flertar a tradição cultural com o mundo altamente mediatizado de hoje, traz uma certa utopia de acreditar que algo ainda é possível, especialmente pela inspiração moderna de Martinez Correa e Caetano Veloso (essencialmente glauberianos), de uma vontade de fazer a Terra transar (como diz brilhantemente Martinez Correa) dentro de uma lógica que junte lucidez e um estado de êxtase. 

Se hoje vivemos uma atmosfera para lá de careta, assentada por um obtuso conservadorismo, pensar Glauber é pensar na desestruturação desse mundo do agro, da bíblia e da bala, que já nasceu em ruínas, embora lute ainda pelo poder da grana fácil, da roubalheira desenfreada para manter o seu poderio político. Glauber simboliza um país criativo, combatente, corajoso, apesar de intenso, conciliador, um Brasil que pode avançar, desde que reveja os traços patriarcais e escravocratas da sua formação. Glauber lançava a sua antena para o passado, presente e futuro, entendeu a importância de herdar as forças positivas do passado para começar a construir urgentemente no presente um futuro que dimensionasse o bem estar coletivo pela democracia. 

"Antena da raça" se coloca para as lutas do hoje, para as urgência do aqui e agora, em prol das vozes dos excluídos e violentados por uma sociedade que ainda precisa se transformar, ainda vítima do que Glauber chamou de luta dos ricos contra os pobres. "Antena da raça" se espelha no passado e nos convida a voltar a ele para repensarmos, ou até mesmo nos inspirarmos nele, de quem acredita no poder transformador da arte para o universo. Se Glauber acreditava na redenção do Brasil, mesmo vivendo em plena ditadura, quem somos nós para duvidarmos que é possível sair desse atual atoleiro?                        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ÁLBUM DE FILMES VISTOS EM 2023 - 340 filmes

DESTAQUES FILMES INTERNACIONAIS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-filmes-internacionais-em-2023.html?m=1 DESTAQUES FILMES BRASILEIROS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-de-2023-filmes-brasileiros.html?m=1 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 (cinefialho.blogspot.com) ESPECIAL FIM DE ANO: 14 VÍDEOS DO BATE-PAPO CINEFIALHO DE 2023: O REINO DE DEUS (2023) Dir. Claudia Sainte-Luce Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ GUAPO'Y (2023) Dir. Sofía Paoli Thorne Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ AS GRÁVIDAS (2023) Dir. Pedro Wallace Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ À SOMBRA DA LUZ (2023) Dir. Isabel Reyes Bustos e Ignacia Merino Bustos Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ PONTES NO MAR (2023) Dir. Patricia Ayala Ruiz Vídeo:  Marco Fialho (@ci

GODZILLA - MINUS ONE

Texto de Marco Fialho O maior mérito de "Godzilla - Minus One" está na maneira como o diretor Takeshi Yamazaki conjuga a história narrada com o contexto histórico do Japão pós segunda guerra. O monstro Godzilla é fruto direto do efeito nuclear provocado pela bomba atômica lançada pelos Estados Unidos.  O filme funciona como uma resposta à vergonha japonesa ao difícil processo de reconstrução do país, como algo ainda a ser superado internamente pela população. A partir desse fato, há um hábil manejo no roteiro para que a história funcione a contento, com uma boa fluência narrativa.  Aqui o monstro é revelado desde o início, não havendo nenhuma valorização narrativa, ou mistério, sobre a sua aparição. Mas se repararmos com atenção, "Godzilla - Minus One" é  um filme de monstro, embora se sustente tendo na base um melodrama de dar inveja até aos mais radicais da safra mexicana dos anos 1950. A história parte de Koichi, um piloto kamikaze que se recusa a executar uma or

UMA BELA MANHÃ (2022) Dir. Mia Hansen-Love

Uma jovem mulher e seus percalços numa França decadente Texto de Marco Fialho Como é bom poder assistir a um filme de Mia Hansen-Love, essa jovem cineasta já com uma carreira sólida e profícua, e vendo ela voltar para os filmes com a sua marca indelével: os dramas românticos arranhados pela dureza da vida cotidiana, de um realismo que caminha entre a vontade de viver e sonhar e a difícil realidade de um mundo que impõe doenças e relacionamentos amorosos complicados.  Um dos pontos a destacar em "Uma bela manhã", esse drama intimista e extremamente sensível, são as atuações dos atores, em especial o belíssimo trabalho de Léa Seydoux como Sandra e a arrebatadora interpretação do experiente ator Pascal Greggory como o pai, um professor e intelectual brilhante que sofre de uma doença neurodegenerativa rara, onde perde a noção espacial e a visão. A câmera de Mia não desgruda a câmera de Sandra e mais do que seu olhar sobre as coisas, acompanhamos o comportamento dela perante às ag