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LANÇAMENTO DA PLATAFORMA RESERVA IMOVISION

Uma festa do cinema independente, o Canal Reserva Imovision

Por Marco Fialho

Um dos grandes acontecimentos desse primeiro semestre de 2021 é o lançamento da Plataforma da maior distribuidora independente do Brasil, a Reserva Imovision. Tudo indica que há uma tendência para uma pulverização do mercado de streaming no Brasil, para muito além das gigantes Netflix e Amazon Prime. Até as gigantes do mercados estão lançando plataformas próprias, caso da Disney e da Universal. No universo das independentes, a distribuidora Supo Mungan  https://supomungamplus.com.br/ já lançou a plataforma dela, mas sem dúvida, a chegada da Imovision traz um outro peso para o mercado independente. O endereço de acesso é https://www.reservaimovision.com.br/. 

Uma vantagem imediata que vemos na Plataforma Reserva Imovision, que salta inclusive aos olhos, é a ausência dos lixos que encontramos nas plataformas mais populares e gigantes como a Netflix e a Amazon Prime, o que por muitas vezes desestimula o acesso, já que a possibilidade de se assistir a um filmes abaixo da média é imensa. Na reserva Imovision esse risco é praticamente nulo, a seleção é de qualidade inestimável, com diretores e filmes premiados em relevantes festivais internacionais (que discorrerei mais adiante). Vale registrar, que esse acervo é resultado de muitos anos de trabalho da Imovision no mercado brasileiro.

Numa primeira análise dos filmes chama a atenção a ausência dos filmes blockbusters, que nos dá um alívio imediato ao saber que não precisamos aturar obras insossas, infestadas pela pasteurização narrativa, que representa a massa dessas obras norte-americanas que chegam dominando as salas de cinema e os canais de streaming que as representam. Claro, que não estou aqui particularizando, mas sim generalizando. É bom que isso fique bem claro.

A plataforma Reserva Imovision, que está entrando no ar no dia de hoje (21/04/2021), agrega obras de diretores fundamentais do cinema como Robert Bresson (Mouchette), Jean-Luc Godard (Adeus à linguagem, Masculino feminino), Abbas Kiarostami (Um alguém apaixonado), Robert Guédiguian (Uma história de loucura e Uma casa à beira-mar), Fatih Akin (Em pedaços, O corte), Hou Hsiao-Hsien (A assassina), Michael Haneke (A fita branca), Andzrej Wajda (Afterimage), Bruno Dumont (A humanidade e A vida de Jesus), Alain Resnais (Hiroshima Moun Amour, Amar, beber e cantar), Ken Loach (A parte dos anjos, Jimmy's Hall), Carlos Saura (Argentina), Jia Zhang-Ke (As montanhas se separam), Kiyoshi Kurosawa (A sonata de Tóquio), Abel Ferrara (Pasolini e Bem-vindo a Nova York), Hector Babenco (Brincando nos campos do Senhor, Coração iluminado, Pixote, Lucio Flávio, Meu amigo Hindu, O beijo da mulher aranha e o Rei da noite) Claire Denis (Deixa a luz do sol entrar e Minha Terra África), Olivier Assayas (Depois de maio), Lucia Murat (Brava gente brasileira, memórias me contam, Maré, Doces poderes), Irmãos Dardenne (Dois dias, uma noite, O garoto da bicicleta), Mia Hansen-Love (Eden), Claude Lelouch (Esses amores), Alexander Sukorov (Francofonia), Celine Sciamma (Garotas), Sebastian Lélio (Glória), Leos Carax (Holy motors), Apichatpong Weerasethakul (Hotel Mekong), Jafar Panahi (Isto não é um filme e Taxi Teerã), Xavier Dolan (Laurence Anyways), Pablo Larrain (O Clube), Nagisa Ôshima (Império da paixão, Império dos sentidos), François Ozon (O refúgio, Uma nova amiga e Potiche), Win Wenders (O sal da terra e Os belos dias de Aranjuez), Thomas Vinterberg (Submarino), Philippe Garrel (Um verão escaldante)

Além da plataforma trazer a prevalência das cinematografias francesas, espanhola, brasileiras e argentinas, podemos destacar outras cinematografias que pouco ou nunca chegam por aqui, e por isso mesmo a presença delas no catálogo da Reserva Imovision adquire um diferencial quanto a esse aspecto. Destaco a seguir alguns desses títulos que dificilmente chegariam no mercado brasileiro devido ao monopólio exercido pelas grandes distribuidoras transnacionais: A resistência de Ingá e A Ovelha negra (Islândia), Blind (Suécia), Clash e As virgens, os coptas e eu (Egito), Garota sobria caminha pela noite, A separação (Irã), Cartas da guerra, A fábrica do nada (Portugal), Estados unidos do amor (Polônia), Fátima (Argélia), Fécilité (Congo), Incêndios (Canadá), Juan dos mortos (Cuba), Lunchbox (Índia), O cheiro do papaia verde (Vietnam), O grande Kilapy (Angola), Oh Lucy (Japão), O julgamento de Viviane Amsalem (Israel), O insulto (Líbano),  O porto (Finlândia), O sonho de Wadjda (Arábia), A lição de pintura (Chile), Timbuktu (Mauritânia). 

Os filmes aqui mencionados podem ser considerados uma primeira indicação que damos a quem assinar por R$ 24,50/mês (até três computadores por conta) a plataforma. A Reserva Imovision também vai oferecer especiais da semana, com temas especiais, destacando diretores e atores. O cineasta alemão Christian Petzol já está confirmado como uma dessas atrações. Além disso, a empresa planeja fazer constantes lives para promover um diálogo com os assinantes. Toda quinta-feira, pretende-se lançar filmes novos na plataforma, o que é ótimo.            

Comentários

  1. NÃO ESTOU CONSEGUINDO ASSINAR ! JÁ TENTEI DUAS VEZES

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    Respostas
    1. Caro Aluisio, apenas escrevi uma matéria sobre o site. Nesse caso você deve escrever para:

      contato@reservaimovision.com.br

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