Pular para o conteúdo principal

INDIE 2020 (04 a 11/11)

A plenitude do cinema independente agora na internet

Por Marco Fialho

Em meio ao pior ano do Século 21, recheado por governos incompetentes e perversos que abriram guerra aos trabalhadores da cultura, e ainda tendo uma pandemia como o pior pano de fundo imaginável, alguns alentos nos chegam nesse fim de ano de 2020. Alguns festivais importantes vão se adaptando no meio do caos e migrando suas realizações para o ambiente on line. Caso da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (que termina no dia 04/11), o Olhar de Cinema, Gramado e agora o INDIE, um dos festivais com uma das curadorias mais rigorosas e inteiramente devotado ao cinema independente mundial. A maior novidade é que em sua 19ª Edição, o INDIE20 ganha uma mostra competitiva, com 8 filmes vindos de Hong Kong, Cuba, EUA, Japão, México e outros países, com destaque para a participação do importante documentarista japonês Kazuhiro Soda. 

Além da mostra competitiva, o INDIE20 oferece ao público mais 4 panoramas: a Première (composta por 9 filmes inéditos, em pré-estreia, que não foram lançados no cinema pela Zeta Filmes por conta da pandemia); a Retrospectiva Dan Sallitt (com 6 filmes, sendo apenas um deles lançados no Brasil, o "Fourteen"); a Sessão Especial (panorama em que três cineastas são convidados a apresentarem um filme de sua filmografia, destaque para o curta "Vapor", do diretor tailandês Apichatpong Weerasethakul); e por último, a Sessão Fluxus, famosa por trazer curtas internacionais e nacionais para o público brasileiro. Ao todo a sessão terá 6 curtas, um deles brasileiro).       

É importante falar do formato de exibição do INDIE20. Segunda a curadora Francesca Azzi, "decidimos por uma programação curatorial com horários e poucas exibições porque quase todos os filmes apresentados aqui estão inéditos no Brasil, e queremos apostar que ainda serão vistos também nas salas de cinema." Por isso, é bom ficar de olho nas datas e horários divulgados no site do Indie: indiefestival.com.br. Como a programação é gratuita com limitação de público, deve-se redobrar a atenção para não perder as atrações. Não nego que minha maior apreensão é pela retrospectiva de Dan Sallitt. Desde que assisti a Fourteen no ano passado fiquei sedento por conhecer outros filmes do diretor e essa será uma oportunidade única. 

Lembrando que o INDIE20 começa em 04/11 e vai até 11/11. Serão 35 filmes, de 16 países e 43 sessões. A tradição do INDIE não é casual, a seleção metódica das irmãs Azzi, Francesca e Daniella já é conhecida e faz esse evento ser um dos mais instigantes do Brasil. A realização é da distribuidora Zeta Filmes, famosa por lançar filmes fundamentais e que dificilmente chegariam no Brasil. 

Agora, a novidade encantadora é que o INDIE20 pode ser visto GRATUITAMENTE por qualquer brasileiro pela internet. O cinema independente agradece à equipe do festival por esse trabalho. 

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Quero saber o que você achou do meu texto. Obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

CINEFIALHO - 2024 EM 100 FILMES

           C I N E F I A L H O - 2 0 2 4 E M  1 0 0 F I L M E S   Pela primeira vez faço uma lista tão extensa, com 100 filmes. Mas não são 100 filmes aleatórios, o que os une são as salas de cinema. Creio que 2024 tenha sido, dos últimos anos, o mais transformador, por marcar o início de uma reconexão do público (seja lá o que se entende por isso) com o espaço físico do cinema, com o rito (por mais que o celular e as conversas de sala de estar ainda poluam essa retomada) de assistir um filme na tela grande. Apenas um filme da lista (eu amo exceções) não foi exibido no circuito brasileiro de salas de cinema, o de Clint Eastwood ( Jurado Nº 2 ). Até como uma forma de protesto e respeito, me reservei ao direito de pô-lo aqui. Como um diretor com a importância dele, não teve seu filme exibido na tela grande, indo direto para o streaming? Ainda mais que até os streamings hoje já veem a possibilidade positiva de lançar o filme antes no cinema, inclusiv...

AINDA ESTOU AQUI (2024) Dir. Walter Salles

Texto por Marco Fialho Tem filmes que antes de tudo se estabelecem como vetores simbólicos e mais do que falar de uma época, talvez suas forças advenham de um forte diálogo com o tempo presente. Para mim, é o caso de Ainda Estou Aqui , de Walter Salles, representante do Brasil na corrida do Oscar 2025. Há no Brasil de hoje uma energia estranha, vinda de setores que entoam uma espécie de canto do cisne da época mais terrível do Brasil contemporâneo: a do regime ditatorial civil e militar (1964-85). Esse é o diálogo que Walter estabelece ao trazer para o cinema uma sensível história baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Logo na primeira cena Walter Salles mostra ao que veio. A personagem Eunice (Fernanda Torres) está no mar, bem longe da costa, nadando e relaxando, como aparece também em outras cenas do filme. Mas como um prenúncio, sua paz é perturbada pelo som desconfortável de um helicóptero do exército, que rasga o céu do Leblon em um vôo rasante e ameaçador pela praia. ...

BANDIDA: A NÚMERO UM

Texto de Marco Fialho Logo que inicia o filme Bandida: A Número Um , a primeira impressão que tive foi a de que vinha mais um "favela movie " para conta do cinema brasileiro. Mas depois de transcorrido mais de uma hora de filme, a sensação continuou a mesma. Sim, Bandida: A Número Um é desnecessariamente mais uma obra defasada realizada na terceira década do Século XXI, um filme com cara de vinte anos atrás, e não precisava, pois a história em si poderia ter buscado caminhos narrativos mais criativos e originais, afinal, não é todo dia que temos à disposição um roteiro calcado na história de uma mulher poderosa no mundo do crime.     O diretor João Wainer realiza seu filme a partir do livro A Número Um, de Raquel de Oliveira, em que a autora narra a sua própria história como a primeira dama do tráfico no Morro do Vidigal. A ex-BBB Maria Bomani interpreta muito bem essa mulher forte que conseguiu se impor com inteligência e força perante uma conjuntura do crime inteir...