Pular para o conteúdo principal

DIAS - Direção Tsai Ming-Liang

A melancolia dos corpos solitários

Por Marco Fialho

Antes de assistir "Dias" é preciso saber que este é um filme típico do universo de Tsai Ming-Liang. Neste novo trabalho ele continua a fazer passeios narrativos em consonância com a sua obra recente: planos longuíssimos, câmera fixa, poucos diálogos (aqui praticamente nenhum) que por si próprios já criam um zona de tensionamento com os espectadores, ainda mais com aqueles cada vez mais inseridos nas narrativas usuais do cinema contemporâneo, onde a ideia de ação está colocada como sinônimo de movimento dos corpos. Um cinema sem grandes aparatos e truques técnicos, que busca inspiração tão somente no humano. 

Em "Dias" a história se apresenta pacientemente desde a primeira sequência, que só não achamos que a imagem está congelada devido ao posicionamento da câmera a enquadrar o personagem por de trás de um vidro a refletir folhas agitadas pelo vento. Assim é o cinema de Ming-Liang, uma obra a ser descoberta cena a cena, por puro prazer voyeurístico, pois o diretor filma usando métodos que se assemelham a do documentário observacional, com um pressuposto de neutralidade no uso da câmera, quando ela invasivamente captura rituais da vida cotidiana dos personagens em cena. 

A câmera registra apenas dois personagens e seus cotidianos, e eles são bem diversos. Um mora numa região mais urbana, em um apartamento bem precário, pequeno e improvisado. O outro mora numa casa mais requintada, numa região onde impera uma vegetação agradável. A partir de então, somos expostos as diferenças e similaridades dessas vidas. As diferenças são essencialmente as sociais e geracional. Enquanto o com mais idade (seu ator-fetiche, Lee Kang-Sheng) possui uma vida econômica estável, o mais moço vive com dificuldades. Um tem uma saúde plena, o mais rico tem um problema sério na coluna. Essas são as nuances do capitalismo, não importa se você vive no Ocidente ou Oriente, as diferenciações de status estarão presentes, um contrata enquanto o outro é contratado, regra simples do sistema social assentado nos privilégios. Mas não é a isso que Ming-Liang se prende.     

No meio de tantas diferenças é uma similaridade o que mais chama a atenção aqui. Nessa Taiwan desenvolvida e economicamente imponente, o que mais aproxima dois personagens improváveis é o sentimento de solidão. Podemos dizer que Ming-Liang cria por meio de imagens uma poética carnal e melancólica. Para ele, a contemporaneidade reserva o fugidio como possibilidade. As relações vem e escapam, porque afinal o que se tem aqui é o encontro de solidões. Ming-Liang, com maestria e leveza trata esse encontro com uma delicadeza sutil. A melancolia impregna os corpos, a solidão é revelada até nos encontros. Essa é a encenação que dá a tônica, há algo de doída nela e a ausência das palavras parece apenas agravar essa sensação.                      

Aparentemente, o que está em jogo são trocas, mais sexuais do que afetivas. Mas será mesmo? Se é verdade que o dinheiro compra objetos, pessoas, tudo isso também se evapora ou sai no ralo. Em Ming-Liang o tempo fílmico parece se alargar, mas contraditoriamente, na ação em si ele se esvai com uma ligeireza espantosa, consumido antes de tudo por possui uma valoração econômica, inclusive a do rapaz que é pago para fazer massagem e um prazer a mais. O que é longo para o espectador revela-se um sopro para os personagens, por isso a melancolia permeia e dá o tom em "Dias". 

Mas surpresas acontecem e elas podem estar em pequenas coisas ou objetos. Se nos olhares vazios avistamos a solidão gritando em um silêncio aterrador, Mig-Liang nos reserva a beleza de seu cinema em um pequeno objeto, uma caixa de música minúscula que toca o tristíssimo "Tema de Terry", composta por Charles Chaplin para o filme "Luzes da Ribalta". Ela toca duas vezes. Uma quando o presente é dado e outra quando o presenteado está só no meio de uma rua de Taiwan. Essa dinâmica instaura uma dualidade temporal que está no cerne da ideia de Ming-Liang, pois a narrativa se constrói pela distância e aproximação dos corpos, no tempo e no espaço. Os sentimentos se consubstanciam, ou não, em movimentos interiorizados, como de praxe na obra do diretor que ambiciona deslocar as ações do exterior para o interior.

O cinema de um grande diretor surge assim de um dispositivo cênico aparentemente banal, como um som de uma música vindo de um objeto, e nos atinge quase sem notarmos para se instalar em nossas almas como uma ferida reconhecível. Longe se ser uma recompensa pelas duas horas que ficamos presos ao filme, é uma sequela que se abre e sem prazo de validade para ser fechada.

Visto na plataforma da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no dia 26/10/2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ÁLBUM DE FILMES VISTOS EM 2023 - 340 filmes

DESTAQUES FILMES INTERNACIONAIS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-filmes-internacionais-em-2023.html?m=1 DESTAQUES FILMES BRASILEIROS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-de-2023-filmes-brasileiros.html?m=1 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 (cinefialho.blogspot.com) ESPECIAL FIM DE ANO: 14 VÍDEOS DO BATE-PAPO CINEFIALHO DE 2023: O REINO DE DEUS (2023) Dir. Claudia Sainte-Luce Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ GUAPO'Y (2023) Dir. Sofía Paoli Thorne Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ AS GRÁVIDAS (2023) Dir. Pedro Wallace Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ À SOMBRA DA LUZ (2023) Dir. Isabel Reyes Bustos e Ignacia Merino Bustos Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ PONTES NO MAR (2023) Dir. Patricia Ayala Ruiz Vídeo:  Marco Fialho (@ci

GODZILLA - MINUS ONE

Texto de Marco Fialho O maior mérito de "Godzilla - Minus One" está na maneira como o diretor Takeshi Yamazaki conjuga a história narrada com o contexto histórico do Japão pós segunda guerra. O monstro Godzilla é fruto direto do efeito nuclear provocado pela bomba atômica lançada pelos Estados Unidos.  O filme funciona como uma resposta à vergonha japonesa ao difícil processo de reconstrução do país, como algo ainda a ser superado internamente pela população. A partir desse fato, há um hábil manejo no roteiro para que a história funcione a contento, com uma boa fluência narrativa.  Aqui o monstro é revelado desde o início, não havendo nenhuma valorização narrativa, ou mistério, sobre a sua aparição. Mas se repararmos com atenção, "Godzilla - Minus One" é  um filme de monstro, embora se sustente tendo na base um melodrama de dar inveja até aos mais radicais da safra mexicana dos anos 1950. A história parte de Koichi, um piloto kamikaze que se recusa a executar uma or

UMA BELA MANHÃ (2022) Dir. Mia Hansen-Love

Uma jovem mulher e seus percalços numa França decadente Texto de Marco Fialho Como é bom poder assistir a um filme de Mia Hansen-Love, essa jovem cineasta já com uma carreira sólida e profícua, e vendo ela voltar para os filmes com a sua marca indelével: os dramas românticos arranhados pela dureza da vida cotidiana, de um realismo que caminha entre a vontade de viver e sonhar e a difícil realidade de um mundo que impõe doenças e relacionamentos amorosos complicados.  Um dos pontos a destacar em "Uma bela manhã", esse drama intimista e extremamente sensível, são as atuações dos atores, em especial o belíssimo trabalho de Léa Seydoux como Sandra e a arrebatadora interpretação do experiente ator Pascal Greggory como o pai, um professor e intelectual brilhante que sofre de uma doença neurodegenerativa rara, onde perde a noção espacial e a visão. A câmera de Mia não desgruda a câmera de Sandra e mais do que seu olhar sobre as coisas, acompanhamos o comportamento dela perante às ag