Pular para o conteúdo principal

ME CUIDEM-SE - PARTE 4 Direção Bebeto Abrantes e Cavi Borges

Me Cuidem-Se! 4 - Vertentes do Cinema
"O poeta não morre"

Por Marco Fialho

"Os que lavam as mãos, 
o fazem com uma bacia de sangue"
                                                    Bertolt Brecht

Já escrevi nesse blog sobre a parte 1 da série "Me cuidem-se", dedicada aos efeitos do isolamento social na vida de alguns personagens, argutamente escolhidos pelos diretores Bebeto Abrantes e Cavi Borges para relatarem seus sentimentos e vidas nesse doloroso momento. Acabo de assistir a 4ª parte dessa série e me confesso deveras estupefato. Senti um turbilhão de emoções, um misto de tristeza profunda e resignação com uma pontinha de esperança no humano (que nem tudo está perdido ainda). Como estrutura fílmica, me parece que esse episódio é o mais bem acabado da série, onde os personagens mais recorrentes começam a esboçar um maior domínio acerca tanto da narrativa quanto de suas participações e histórias, provavelmente por já estarem mais familiarizados e confortáveis com o ato da autofilmagem. 

Como em todos os outros episódios tenta-se sempre um esgarçamento da esfera do individual, pois apesar dos personagens estarem confinados existe todo um contexto que extrapola o próprio fenômeno sanitário, o de um presidente fascista que insiste em se colocar como inimigo da única ação possível que pode diminuir a curva de propagação do vírus, a do isolamento social. Em nome de uma suposta volta à normalidade econômica, o presidente reitera as ideias genocidas do capital, de pouco se importar com as vidas humanas que estão ameaçadas. 

E nessa estratégia de amarrar o geral e o particular, a Parte 4 do "Me cuidem-se" é a mais bem-sucedida da série. Talvez por ter incorporado, na dimensão macro, duas lamentáveis perdas humanas no mundo artístico que nesse contexto atual do Brasil e da pandemia, descortinam-se igualmente simbólicas. E o que deflagra a potência desse dispositivo da alternância interno/externo nessa Parte 4, de trazer o exógeno para dançar, é a participação do personagem Elbio Ribeiro, e essa invasão no filme vem de dentro para fora, sua enunciação vem numa explosão incontrolável de emoção perante o anúncio da morte do poeta e letrista Aldir Blanc. Esse registro está entre os momentos mais tocantes que assisti recentemente no cinema. Descobre-se assim a possibilidade da explosão do momento, da interação direta de um personagem com o fato, que traz uma verdade do imediato. Nesse caso de Elbio, um grito que vem de um choro contido, uma revolta com um país que não consegue nem respeitar e por consequência socorrer seus ícones artísticos. O que vale ali é a sua reação e o seu sentimento sugado no calor da hora, a vivência interior de um fato exterior. Um encontro do fato com o sujeito e a forma que o primeiro se processa no segundo. É de arrepiar, quando Elbio canta "Linha de passe", da dupla João Bosco/Aldir, como se sua voz apaixonada tivesse o poder de ressuscitar Aldir. A câmera surpreende e capta esse momento de epifania. O sentimento dele se torna o nosso justamente porque provavelmente também passamos pela mesma sensação quando soubemos dessa notícia. "Me cuidem-se Parte 4" instaura nesse instante um profundo sentimento de identificação, tão falado às vezes, mas raro de se conseguir no cinema.  

Outro aspecto desse "Me cuidem-se" que impressiona é a mudança de postura dos próprios personagens. Se nos outros episódios as facetas do cotidiano prevaleciam, agora eles surgem como propulsores de uma narrativa, criam motivações internas, ou externas, como o rapaz que acompanha a evolução do vírus no Morro Santa Marta, ou o caso da dramaturga Regina Miranda que fabula ternamente o quanto as ações da arte afetam positivamente em nossas vidas. O que mais surpreende é como a fisicalidade do mundo se expandiu nesse 4º episódio, ele aparece com uma força irrefreável, talvez porque a parte do mundo que está em nós é tão potente que começa a aflorar. Essa Parte 4 nos espanta favoravelmente ao constatar como somos irrevogavelmente sociais e necessitados de arte (talvez até mais do que imaginávamos). 

Como em todos os outros três episódios, nesse também temos as performances insuperáveis e criativas de Patrícia Niedermeier. É incrível como a sua presença dá o tom de cada episódio. Pode ser que eu esteja imaginando para além da conta, mas vi essa Parte 4 como uma espécie de síntese, a parte mais congruente, em que as diferenças entre os personagens foram menos sentidas, e que as cenas dialogaram impecavelmente entre si. Para alguns, "Me cuidem-se" pode até parecer um simples ato de colagem, um filme de montagem (já que os diretores não estão ali dirigindo durante as filmagens) mas o que se vislumbra para mim é um imenso trabalho de uma insana artesania, onde os diretores estão no meio de um processo que envolve criação de uma ideia deles interagindo com uma realidade em constante transformação de seus personagens, sempre na busca de estabelecer uma linguagem fabuloperformática vinda diretamente do social. Por isso, o corpo e a expressão de Patrícia muito dizem sobre a camada simbólica que essa obra suscita em nós. Ela serve de termômetro dessa série. 

E com certeza Patrícia nos diz algo quando dança freneticamente até o momento que começa a socar com revolta os ladrilhos do banheiro. Para mim, sua personagem representa o impacto do isolamento no nosso estado de espírito, a manifestação do nosso estar psicológico durante a pandemia. Há uma angústia e uma necessidade de extravasar ansiedades, e sim, nosso corpo precisa reagir, afinal agora temos a certeza de que o maior inimigo não é o invisível, mas sim o que está visível, e para se constatar isso basta ligar a televisão. Cada gesto, cada olhar, e agora palavras de Patrícia nesse episódio, estão voltados para a figura abjeta e assassina que ocupa o Palácio do Planalto. Tudo o que ele representa hoje é a antítese do que simboliza a arte e o amor. Nos devemos à poesia, pois ela incomoda e nos faz lembrar que o mundo não pode ser esse jardim de pedra que os fascistas facínoras pretendem implantar. Por isso, cada sílaba contundente escrita por Flavio Migliaccio e ecoada na voz suspirante de Patrícia, dentro desse contexto aterrador e árido, se conforma como um grito contra o despotismo genocida que recai sobre o nosso povo diariamente. Funciona como um elixir para aliviar as dores do mundo e afagar a nossa alma. 

Visto no dia 18/05/2020, no Vimeo

Cotação: 4 e meio/5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ÁLBUM DE FILMES VISTOS EM 2023 - 340 filmes

DESTAQUES FILMES INTERNACIONAIS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-filmes-internacionais-em-2023.html?m=1 DESTAQUES FILMES BRASILEIROS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-de-2023-filmes-brasileiros.html?m=1 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 (cinefialho.blogspot.com) ESPECIAL FIM DE ANO: 14 VÍDEOS DO BATE-PAPO CINEFIALHO DE 2023: O REINO DE DEUS (2023) Dir. Claudia Sainte-Luce Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ GUAPO'Y (2023) Dir. Sofía Paoli Thorne Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ AS GRÁVIDAS (2023) Dir. Pedro Wallace Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ À SOMBRA DA LUZ (2023) Dir. Isabel Reyes Bustos e Ignacia Merino Bustos Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ PONTES NO MAR (2023) Dir. Patricia Ayala Ruiz Vídeo:  Marco Fialho (@ci

GODZILLA - MINUS ONE

Texto de Marco Fialho O maior mérito de "Godzilla - Minus One" está na maneira como o diretor Takeshi Yamazaki conjuga a história narrada com o contexto histórico do Japão pós segunda guerra. O monstro Godzilla é fruto direto do efeito nuclear provocado pela bomba atômica lançada pelos Estados Unidos.  O filme funciona como uma resposta à vergonha japonesa ao difícil processo de reconstrução do país, como algo ainda a ser superado internamente pela população. A partir desse fato, há um hábil manejo no roteiro para que a história funcione a contento, com uma boa fluência narrativa.  Aqui o monstro é revelado desde o início, não havendo nenhuma valorização narrativa, ou mistério, sobre a sua aparição. Mas se repararmos com atenção, "Godzilla - Minus One" é  um filme de monstro, embora se sustente tendo na base um melodrama de dar inveja até aos mais radicais da safra mexicana dos anos 1950. A história parte de Koichi, um piloto kamikaze que se recusa a executar uma or

UMA BELA MANHÃ (2022) Dir. Mia Hansen-Love

Uma jovem mulher e seus percalços numa França decadente Texto de Marco Fialho Como é bom poder assistir a um filme de Mia Hansen-Love, essa jovem cineasta já com uma carreira sólida e profícua, e vendo ela voltar para os filmes com a sua marca indelével: os dramas românticos arranhados pela dureza da vida cotidiana, de um realismo que caminha entre a vontade de viver e sonhar e a difícil realidade de um mundo que impõe doenças e relacionamentos amorosos complicados.  Um dos pontos a destacar em "Uma bela manhã", esse drama intimista e extremamente sensível, são as atuações dos atores, em especial o belíssimo trabalho de Léa Seydoux como Sandra e a arrebatadora interpretação do experiente ator Pascal Greggory como o pai, um professor e intelectual brilhante que sofre de uma doença neurodegenerativa rara, onde perde a noção espacial e a visão. A câmera de Mia não desgruda a câmera de Sandra e mais do que seu olhar sobre as coisas, acompanhamos o comportamento dela perante às ag