Pular para o conteúdo principal

UMA VIDA OCULTA - Direção de Terrence Malick

Resultado de imagem para uma vida oculta filme
"É melhor sofrer injustiça do que cometê-la"

Por Marco Fialho

Desde "A árvore da vida" (2011), Terrence Malick devia um filme realmente consistente, à altura do seu talento como diretor. Cineasta que iniciou a carreira na década de 1970 com dois filmes primorosos, "Terra de ninguém" (1973) e "Cinzas do paraíso" (1978), ficou vinte anos inativo até ressurgir com o filosófico filme de guerra "Além da linha vermelha" (1998), que o colocou, com justiça, novamente em evidência. Agora com "Uma vida oculta" (2019), Malick volta ao tema da guerra e nos brinda com um filme melancólico, belo e represado de vida. É um filme de atmosfera, onde suas três horas de duração são propícias para a criação do clima pretendido pelo diretor.               

E logo nas primeiras cenas reconhecemos "Uma vida oculta" como uma legítima obra de Malick. Seu estilo inconfundível está presente o tempo todo, mas aqui de maneira mais controlada e objetiva. Não vemos arroubos de imagens belas e gratuitas como em outras de suas obras, que muito dificultavam a nossa conexão com o filme. Aqui, a estética arrojada está bem mais integrada ao desenvolvimento de narrativa. Malick introduz imagens de arquivo de Hitler, de sua assustadora ascensão, sua mise-en-scène espetaculosa, com multidões ensaiadas como se seguissem um tutorial de internet (que na época não existia). Há um trabalho muito bem feito de direção calcado sobretudo ratificação de contrastes tanto na história quanto na concepção da imagem do filme.
Resultado de imagem para uma vida oculta filme
Inicialmente, a vida do casal protagonista Franz e Fani situa-se no plano idílico, como se vivessem o paraíso na Terra. Eles vivem numa pequena comunidade rural da Áustria, teoricamente distante dos grandes conflitos mundiais. Mas a ascensão nazista irá desestabilizar a pungente harmonia do casal. Malick estrutura então sua narrativa pela dicotomia entre o céu e o inferno. Não à toa o céu está presente na composição de diversos enquadramentos do filme. O uso da angulação contra-plongée (quando a câmera está situada numa angulação de baixo para cima) favorece essa sensação que salienta o quanto o céu é partícipe da cena e não mero elemento casual dela. Essa situação comunga os personagens com o céu, lhes dá uma dimensão ampliada e amorosa, como se eles flutuassem no mundo. Uma das facetas de extrema beleza de "Uma vida oculta" está nessa suspensão imagética proposta por Malick.

Entretanto o diretor também abusa da câmera sistematicamente se movimentando para frente, invadindo a cena como se quisesse se apropriar dela, numa insinuação essencialmente erótica de penetração e que muito diz sobre a vida do casal antes do pesadelo nazista. E em outros momentos, a câmera flutua vertiginosamente sobre a paisagem. Esses são momentos profundamente sensoriais, de imensa carga poética que Malick nos oferta, fundamentais para demonstrar como que um poder político violento é capaz de obliterar a felicidade humana na Terra.
Resultado de imagem para uma vida oculta filme
Malick vai lentamente construindo um clima de tensão, pois a inserção de Franz na guerra é visto como um momento angustiante, já que sua não adesão ao nazismo é explícita e o preço a pagar por isso é imenso. Enquanto toda a comunidade vai aderindo ao novo regime, Franz e sua família vão se isolando. A ideia de paraíso vai a cada cena se esvaindo e sendo apenas uma vaga lembrança imagética. A melancolia e a angústia são terrivelmente implantadas na comunidade, antes serena e solidária. O triunfo do inferno é eminente e "Uma vida oculta" nos faz pensar se essa sombra está assim tão longe de nós, apenas como um fantasma do passado. Um mundo dominado pelo medo não só não permite o estabelecimento da harmonia como também transforma-se em um terrível imperativo contra ela.

A construção do protagonismo de Franz foi alinhavado como um elemento fundamental de resistência. "Uma vida oculta" é baseado em um caso verídico, de um condenado que solitariamente lutou contra as injustiças de um sistema demasiadamente violento, que tem como princípio o aniquilamento de quem se opõe a ele. Malick é explícito quanto ao fato de que a rebeldia de Franz transparecia inócua, pois era solitária, incógnita e ecoada apenas no círculo nazista e que nada mudaria o cenário nacional ou internacional. Mas isso apenas reafirma o quanto a jornada dele é épica, contra um inimigo atroz e insensível. E Malick se utiliza das belas e marcantes composições de Jean Newton Howard para acentuar esse heroísmo de Franz, sem cair ou esbarrar no melodramático, o que é um mérito de sua direção.
Resultado de imagem para uma vida oculta filme
Ao final, "Uma vida oculta" configura-se como uma declaração de resistência às ideologias propagadoras de ódio e intolerância. Há uma equação em que quanto mais cresce o medo mais o amor se enfraquece. Com sensibilidade poética à flor da pele, Malick vai deslindando por dentro os mecanismos de dominação nazista, de como este vai transpassando, se espalhando e envenenando as entranhas de uma comunidade. Assim como os seus protagonistas, Malick não se rende à barbárie e escreve uma ode que consegue unir delicadeza, ternura e contundência. Uma obra madura, límpida e necessária.

Visto no Estação Net Rio 4, no dia 07/03/2020.
Cotação: 4/5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ÁLBUM DE FILMES VISTOS EM 2023 - 340 filmes

DESTAQUES FILMES INTERNACIONAIS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-filmes-internacionais-em-2023.html?m=1 DESTAQUES FILMES BRASILEIROS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-de-2023-filmes-brasileiros.html?m=1 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 (cinefialho.blogspot.com) ESPECIAL FIM DE ANO: 14 VÍDEOS DO BATE-PAPO CINEFIALHO DE 2023: O REINO DE DEUS (2023) Dir. Claudia Sainte-Luce Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ GUAPO'Y (2023) Dir. Sofía Paoli Thorne Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ AS GRÁVIDAS (2023) Dir. Pedro Wallace Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ À SOMBRA DA LUZ (2023) Dir. Isabel Reyes Bustos e Ignacia Merino Bustos Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ PONTES NO MAR (2023) Dir. Patricia Ayala Ruiz Vídeo:  Marco Fialho (@ci

GODZILLA - MINUS ONE

Texto de Marco Fialho O maior mérito de "Godzilla - Minus One" está na maneira como o diretor Takeshi Yamazaki conjuga a história narrada com o contexto histórico do Japão pós segunda guerra. O monstro Godzilla é fruto direto do efeito nuclear provocado pela bomba atômica lançada pelos Estados Unidos.  O filme funciona como uma resposta à vergonha japonesa ao difícil processo de reconstrução do país, como algo ainda a ser superado internamente pela população. A partir desse fato, há um hábil manejo no roteiro para que a história funcione a contento, com uma boa fluência narrativa.  Aqui o monstro é revelado desde o início, não havendo nenhuma valorização narrativa, ou mistério, sobre a sua aparição. Mas se repararmos com atenção, "Godzilla - Minus One" é  um filme de monstro, embora se sustente tendo na base um melodrama de dar inveja até aos mais radicais da safra mexicana dos anos 1950. A história parte de Koichi, um piloto kamikaze que se recusa a executar uma or

UMA BELA MANHÃ (2022) Dir. Mia Hansen-Love

Uma jovem mulher e seus percalços numa França decadente Texto de Marco Fialho Como é bom poder assistir a um filme de Mia Hansen-Love, essa jovem cineasta já com uma carreira sólida e profícua, e vendo ela voltar para os filmes com a sua marca indelével: os dramas românticos arranhados pela dureza da vida cotidiana, de um realismo que caminha entre a vontade de viver e sonhar e a difícil realidade de um mundo que impõe doenças e relacionamentos amorosos complicados.  Um dos pontos a destacar em "Uma bela manhã", esse drama intimista e extremamente sensível, são as atuações dos atores, em especial o belíssimo trabalho de Léa Seydoux como Sandra e a arrebatadora interpretação do experiente ator Pascal Greggory como o pai, um professor e intelectual brilhante que sofre de uma doença neurodegenerativa rara, onde perde a noção espacial e a visão. A câmera de Mia não desgruda a câmera de Sandra e mais do que seu olhar sobre as coisas, acompanhamos o comportamento dela perante às ag