Pular para o conteúdo principal

BECO - Direção de Camilo Cavalcante


A verdade e suas armadilhas

Por Marco Fialho

Camilo Cavalcante se notabilizou por seus curtas, até que em 2014 realizou seu primeiro longa: A história da eternidade, um filme ficcional que apesar de recente pode ser considerado um novo clássico de nosso cinema. "Beco" é o seu segundo longa e dessa vez  sua aposta é em um documentário sobre o Beco dos infernos, no popular bairro de Afogados, em Recife.

Enquanto documentário, "Beco" transita por atalhos interessantes, entre depoimentos e mapeamento visual do ambiente retratado. A cada nova cena somos convidados a adentrar na atmosfera do local, seja pelas imagens reveladoras, seja pela sonoridade que nos envolve, com suas músicas sensuais que nos chegam pelos aparelhos de TV e as inúmeras jukebox espalhadas pelos inúmeros bares do beco. A cada cena, o homem simples e sua maneira própria de se expressar e estar no mundo são desnudados. A câmera mostra rostos em planos próximos, visivelmente talhados pela dificuldade e dureza. Cada sulco desses rostos é esclarecedor e muito dizem sobre as vidas desses homens.

O nome do bairro, Afogados, já aponta para uma pista de que vamos assistir. Conta-se a história que afogados adveio da época em que os escravos tentavam nadar no Rio dos Cedros para tentarem conquistar suas liberdades contra seus senhores opressores. Esse é o passado que esquadrinha cada centímetro desse bairro popular majoritariamente negro. O seu aspecto mercantil e boêmio é composto por mesas e cadeiras de plásticos, dignas dos pés-sujos mais conhecidos Brasil afora. O beco, embora predominantemente negro, não é um lugar de resistência, mas sim um espaço onde pessoas de vida humilde encontram alento e alegria. Rastros da evangelização neopentecostal roça aqui e acolá em algumas falas, seja com respeito seja com desprezo pelo local. Há uma profunda sensação de que esses seres estão profundamente abandonados a sua própria sorte e que o Beco é onde se consegue ter um suspiro de vida.

Inicialmente fica-se uma dúvida de quais caminhos o diretor Camilo Cavalcante quer percorrer. Primeiro nos situa acerca do lugar, parece querer nos dizer algo sobre seus tipos humanos e costumes culturais. Porém, logo parte para ouvir alguns dos frequentadores, sem portanto esboçar que seu objetivo é transformar seu documentário em um filme voltado estritamente para os personagens do local.

Mas no meio do caminho esbarramos no Cícero, um tipo incomum, um fabulador por excelência e que aos poucos vai se revelando muito mais do isso. Cícero é um achado, um personagem que estabelece uma relação diferenciada com o seu entrevistador, parece ciente da importância da narrativa que faz para o filme e vai no cerne da própria natureza do que é um documentário, das consequências e o peso do que é falado em um depoimento. Primeiro ele diz: "a nossa vida é uma vida de representações. A gente nunca é (no sentido aqui de mostrar) o que somos verdadeiramente. Se a gente viver o que a gente é, vivenciar e presenciar o que a gente é, sabe o que vai acontecer? A gente entra em paranoia." O que Cícero nos diz aqui? Que somos invenção e reinvenção? Que somos uma fantasia de nós mesmos?

Entretanto, Cícero não para por aí. Vai além, e muito além. Começa a inventar histórias tristes a respeito de si mesmo, chora, se emociona, diz como perdeu os dentes da frente. Ao final não sabemos qual é sua história. Conta três histórias e diz que são mentirosas, mas depois conta uma supostamente verdadeira. Como acreditar? Cícero põe em xeque o filme, mas não só. De uma vez só desmonta a própria ideia de documentário e assim também desmonta os espectadores. Sintomaticamente ele diz: "Você quer a verdade? Aí é foda...". Orson Welles o adoraria, mas Camilo percebe o trunfo que tem na mão, a preciosidade desse personagem e o aproveita muito bem.

A partir de Cícero, reflexões sobre o que é representação, ou representações, na vida e na arte entram claramente em jogo. O único senão está no que acontece antes de Cícero virar "o protagonista". Fica parecendo que o filme só é "achado" pelo diretor após a chegada dele, e que tudo que veio antes apenas fazia parte de uma pesquisa sobre o tema, na intenção de encontrar algo que desse algum diferencial para a obra. A sensação de que o filme tinha somente um aspecto antropológico se esvai, e a obra dá uma forte guinada para torna-se de uma vez só documentário de personagem e autorreflexivo.

A cena final além de ser marcante, é brilhante, um achado, mesmo que ela acentue ainda mais as discrepâncias dos caminhos escolhidos pelo diretor para contar a história do Beco, pois contempla tanto as vertentes antropológica quanto a autorreflexiva. Na cena vemos em um plano próximo, um personagem sósia do Tim Maia cantando o sucesso "Me dê motivo" solitariamente em um dos bares do Beco. Camilo Cavalcante então vai abrindo o enquadramento até vermos que o som da música de Tim Maia vinha de um programa de televisão com o próprio Tim cantando. Temos então a vida e seu duplo; o cinema e suas verdades; um homem e suas práticas culturais inusitadas. Conhecer os limites do ofício é algo importante para o cineasta. A tal verdade almejada nem sempre estará onde pensamos que ela está.

Visto em link, no dia 09/03/2020.
Cotação: 3 e meio/5                                 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ÁLBUM DE FILMES VISTOS EM 2023 - 340 filmes

DESTAQUES FILMES INTERNACIONAIS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-filmes-internacionais-em-2023.html?m=1 DESTAQUES FILMES BRASILEIROS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-de-2023-filmes-brasileiros.html?m=1 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 (cinefialho.blogspot.com) ESPECIAL FIM DE ANO: 14 VÍDEOS DO BATE-PAPO CINEFIALHO DE 2023: O REINO DE DEUS (2023) Dir. Claudia Sainte-Luce Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ GUAPO'Y (2023) Dir. Sofía Paoli Thorne Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ AS GRÁVIDAS (2023) Dir. Pedro Wallace Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ À SOMBRA DA LUZ (2023) Dir. Isabel Reyes Bustos e Ignacia Merino Bustos Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ PONTES NO MAR (2023) Dir. Patricia Ayala Ruiz Vídeo:  Marco Fialho (@ci

GODZILLA - MINUS ONE

Texto de Marco Fialho O maior mérito de "Godzilla - Minus One" está na maneira como o diretor Takeshi Yamazaki conjuga a história narrada com o contexto histórico do Japão pós segunda guerra. O monstro Godzilla é fruto direto do efeito nuclear provocado pela bomba atômica lançada pelos Estados Unidos.  O filme funciona como uma resposta à vergonha japonesa ao difícil processo de reconstrução do país, como algo ainda a ser superado internamente pela população. A partir desse fato, há um hábil manejo no roteiro para que a história funcione a contento, com uma boa fluência narrativa.  Aqui o monstro é revelado desde o início, não havendo nenhuma valorização narrativa, ou mistério, sobre a sua aparição. Mas se repararmos com atenção, "Godzilla - Minus One" é  um filme de monstro, embora se sustente tendo na base um melodrama de dar inveja até aos mais radicais da safra mexicana dos anos 1950. A história parte de Koichi, um piloto kamikaze que se recusa a executar uma or

UMA BELA MANHÃ (2022) Dir. Mia Hansen-Love

Uma jovem mulher e seus percalços numa França decadente Texto de Marco Fialho Como é bom poder assistir a um filme de Mia Hansen-Love, essa jovem cineasta já com uma carreira sólida e profícua, e vendo ela voltar para os filmes com a sua marca indelével: os dramas românticos arranhados pela dureza da vida cotidiana, de um realismo que caminha entre a vontade de viver e sonhar e a difícil realidade de um mundo que impõe doenças e relacionamentos amorosos complicados.  Um dos pontos a destacar em "Uma bela manhã", esse drama intimista e extremamente sensível, são as atuações dos atores, em especial o belíssimo trabalho de Léa Seydoux como Sandra e a arrebatadora interpretação do experiente ator Pascal Greggory como o pai, um professor e intelectual brilhante que sofre de uma doença neurodegenerativa rara, onde perde a noção espacial e a visão. A câmera de Mia não desgruda a câmera de Sandra e mais do que seu olhar sobre as coisas, acompanhamos o comportamento dela perante às ag