Pular para o conteúdo principal

ACONTECEU NA QUARTA-FEIRA - Direção Domingos de Oliveira

Resultado de imagem para aconteceu na quarta feira

O duplo e o múltiplo em Domingos de Oliveira

Por Marco Fialho

Pode-se dizer que "Aconteceu na quarta-feira" é mais um típico filme de Domingos de Oliveira. A verdade é que em sua derradeira obra, ele reafirmou coerentemente tudo que realizou no cinema em sua carreira, em especial em seus últimos filmes. Por isso agora, mais uma vez pode-se amar ou odiá-lo, como sempre acontece.

"Aconteceu na quarta-feira" é em si uma grande ode ao teatro, ao jogo da vida e do cinema. Uma brincadeira com todas as artes que imitam a vida e seus sortilégios. Uma obra na qual sequer precisava dos créditos de direção, porque o estilo textual de Domingos está impresso em cada cena, em cada palavra ali proferida. Visto após a sua recente morte é como um ato de saudade, por saber que não ouviremos aquela voz e os pensamentos vigorosos em relação ao ato de viver.
Resultado de imagem para aconteceu na quarta feira
A presença da sua musa Priscilla Rozenbaum e de seu alter ego Ricardo Kosovski (visivelmente esforçando-se para aproximar sua verve a de Domingos) reafirmam ainda mais o fato de "Aconteceu na quarta-feira" ser uma obra de Domingos de Oliveira. Ambos estão com o comprometimento habitual, como se representassem sempre em homenagem ao mestre.

O teatro entra no filme como metalinguagem, o duplo que ele representa perante à vida. A peça dentro do filme permite a Domingos destilar o seu lado jocoso de sempre, mas o que mais surpreende é a opção em incorporar uma trama rodrigueana, em que o ciúme e a farsa cômica permeiam a estrutura narrativa, estabelecendo um jogo entre o dramático e o cômico, pois em Domingos essas duas formas de representação sempre caminham juntas e inseparáveis.
Resultado de imagem para aconteceu na quarta feira
A arte e a vida são assim, para ele, eivadas por algo de burlesco que é inerente à própria natureza do ser humano. Isso não traz nenhuma novidade ao escopo de seu trabalho, de certo, todavia assistir a expressão de um artista no auge de sua maturidade e inteligência não deixa de ser um privilégio para poucos. Agora, resta apenas assistir sua obra e refletir o seu real alcance e acredito que ele não seja pouco, já que a originalidade de Domingos de Oliveira transpira na epiderme de cada uma de suas obras-de-arte.

Reduzi-lo a uma espécie de Woody Allen brasileiro, como muitos gostam de fazer, chega a ser de um reducionismo precário, pensando sobretudo em como sua obra se relaciona com o universo denso das artes. Sua paixão pela música, teatro, cinema, dança e tantas outras manifestações artísticas atestam isso. Em "Aconteceu na quarta-feira", por exemplo, Mozart e Wagner entram com força inigualável e potente como quase síntese de seus personagens, como mais um duplo a se manifestar. Por isso tudo, Domingos será sempre lembrado não como um artista duplo, mas sim como um artista de múltiplas possibilidades e belezas. 

Visto no Estação Net Botafogo 2, no dia 04/10/2019. 
Cotação 3 e meio/5                         

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINEFIALHO - 2024 EM 100 FILMES

           C I N E F I A L H O - 2 0 2 4 E M  1 0 0 F I L M E S   Pela primeira vez faço uma lista tão extensa, com 100 filmes. Mas não são 100 filmes aleatórios, o que os une são as salas de cinema. Creio que 2024 tenha sido, dos últimos anos, o mais transformador, por marcar o início de uma reconexão do público (seja lá o que se entende por isso) com o espaço físico do cinema, com o rito (por mais que o celular e as conversas de sala de estar ainda poluam essa retomada) de assistir um filme na tela grande. Apenas um filme da lista (eu amo exceções) não foi exibido no circuito brasileiro de salas de cinema, o de Clint Eastwood ( Jurado Nº 2 ). Até como uma forma de protesto e respeito, me reservei ao direito de pô-lo aqui. Como um diretor com a importância dele, não teve seu filme exibido na tela grande, indo direto para o streaming? Ainda mais que até os streamings hoje já veem a possibilidade positiva de lançar o filme antes no cinema, inclusiv...

AINDA ESTOU AQUI (2024) Dir. Walter Salles

Texto por Marco Fialho Tem filmes que antes de tudo se estabelecem como vetores simbólicos e mais do que falar de uma época, talvez suas forças advenham de um forte diálogo com o tempo presente. Para mim, é o caso de Ainda Estou Aqui , de Walter Salles, representante do Brasil na corrida do Oscar 2025. Há no Brasil de hoje uma energia estranha, vinda de setores que entoam uma espécie de canto do cisne da época mais terrível do Brasil contemporâneo: a do regime ditatorial civil e militar (1964-85). Esse é o diálogo que Walter estabelece ao trazer para o cinema uma sensível história baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Logo na primeira cena Walter Salles mostra ao que veio. A personagem Eunice (Fernanda Torres) está no mar, bem longe da costa, nadando e relaxando, como aparece também em outras cenas do filme. Mas como um prenúncio, sua paz é perturbada pelo som desconfortável de um helicóptero do exército, que rasga o céu do Leblon em um vôo rasante e ameaçador pela praia. ...

BANDIDA: A NÚMERO UM

Texto de Marco Fialho Logo que inicia o filme Bandida: A Número Um , a primeira impressão que tive foi a de que vinha mais um "favela movie " para conta do cinema brasileiro. Mas depois de transcorrido mais de uma hora de filme, a sensação continuou a mesma. Sim, Bandida: A Número Um é desnecessariamente mais uma obra defasada realizada na terceira década do Século XXI, um filme com cara de vinte anos atrás, e não precisava, pois a história em si poderia ter buscado caminhos narrativos mais criativos e originais, afinal, não é todo dia que temos à disposição um roteiro calcado na história de uma mulher poderosa no mundo do crime.     O diretor João Wainer realiza seu filme a partir do livro A Número Um, de Raquel de Oliveira, em que a autora narra a sua própria história como a primeira dama do tráfico no Morro do Vidigal. A ex-BBB Maria Bomani interpreta muito bem essa mulher forte que conseguiu se impor com inteligência e força perante uma conjuntura do crime inteir...