Pular para o conteúdo principal

EM TRÂNSITO - Direção de Christian Petzold

Resultado de imagem para Em trânsito filme
O encontro fatal entre o século 20 e o 21

Por Marco Fialho

Christian Petzold vem se firmando como um dos diretores mais consistentes do momento. Depois de "Bárbara" (2012) e de "Phoenix" (2014), ele nos brinda com o criativo "Em trânsito", filme em que desenvolve uma trama que requer toda a atenção do público por conter camadas de tempo que dialogam magistralmente. E é o ardil do tempo o maior diferencial dessa obra, a faceta desafiadora que instiga a pensar sobre as possíveis aproximações entre duas épocas históricas distintas.

O mais curioso nesse jogo temporal montado por Petzold é a forma como ele se estabelece. Não há idas e vindas no tempo, o enredo se desenvolve linearmente, supostamente em um tempo presente. A ocupação alemã na França transcorre em paralelo à problemática dos refugiados africanos de hoje, ambas coabitam no mesmo espaço, na Marselha de nossos dias. O que os diferencia é apenas nosso olhar, que estranhamente se depara com carros e roupas do século 21 adentrando na trama que discorre em pleno meados do século 20, em uma França prestes a ser ocupada por tropas alemãs.
Imagem relacionada
A grande questão que o filme suscita é justamente a capacidade de refletir sobre o acionamento do dispositivo do tempo, o que ele acarreta e provoca tanto na trama quanto nos espectadores. Trazer o passado para o presente é sobretudo um alerta de como nos relacionamos com a história. Enquanto a Segunda Guerra Mundial projetou um ódio discriminatório e assassino perante o povo judeu, hoje há um movimento semelhante de intolerância aos povos oriundos de regiões da África e Ásia, que buscam se refugiar majoritariamente em países europeus. Será possível os europeus não lembrarem que foram impérios colonizadores de diversos desses povos e agir como se não tivessem nada a declarar sobre o assunto? São indagações que pairam, que o filme poderosamente traz e surpreende pela junção dos tempos que ele propõe.     

Assim como em "Phoenix", obra anterior de Petzold, "Em trânsito" aborda também a questão da identidade. Em um momento histórico onde a vida humana pouco importa e quando todos se assemelham mais a uma sombra, assumir identidades alheias nos fazem pensar acerca da capacidade que temos de sobreviver às adversidades em um mundo soterrado em ausências. Não casualmente, Petzold insistentemente em colocar a câmera no rosto do protagonista Georg (Franz Rogowski, que parece um dublê de Joaquim Phoenix de tão parecido que é) e essa estratégia dramatúrgica, antes de revelar elementos de proximidade do personagem apenas nos arremessa em uma personalidade inconstante e frágil.
Imagem relacionada
Petzold engenhosamente cria uma atmosfera onde todos parecem caminhar para um abismo e pairam sobre eles uma nuvem, um prenúncio de alguma catástrofe que está pronta a emergir. São todos vítimas de alguma guerra, são desgarrados e fadados ao fracasso. São seres sempre em busca de algo ou pessoas que se perderam no caminho. Cada personagem carrega fraturas, ou melhor, suas vidas fraturadas. A intolerância do passado e do presente impregnam a inquietante trama e impulsionam todos para o precipício da história. Por isso mesmo, todos os amores são inviáveis, todos eles estão dilacerados e inviabilizados de alguma forma. Derradeiramente, apesar da urgências dos corpos, a guerra é um terreno hostil ao amor. "Em trânsito" também fala disso, de ausências, não só as do amor romântico, mas ceifa violentamente ainda a paternidade, interditada pelo terror das guerras.

Grandiosamente, Petzold coloca personagens e trama no mesmo patamar, o da imprecisão. Mesmo optando por uma narrativa linear, o diretor tece uma história cheia de emaranhamentos e complexidades, onde personagens e trama nunca são o que aparentam ser. "Em trânsito" trabalha sempre com a instabilidade do jogo temporal proposto e com as camadas ricamente presentes na narrativa. Permanentemente nos deparamos com a superfície e com o que está no fundo, e é nessa dialética que Petzold reconstrói mundo e temporalidades incertas. Comumente, os espectadores se fixam apenas na camada da superfície dos filmes e tudo segue a normalidade. "Em trânsito" obriga e desafia todos a pensar imageticamente, e concomitantemente, nas camadas de tempo e espaço. Isso é uma proeza advinda de uma acertada opção dramatúrgica do diretor, que" consegue criar para o espectador um paradoxo interessante, o de entretê-lo e ao mesmo tempo fustigá-lo a pensar de uma só vez sobre a intolerância humana e o ardil narrativo em cinema.

Visto no Estação Net Rio 1, no dia 13/04/2019.
Cotação: 4/5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ÁLBUM DE FILMES VISTOS EM 2023 - 340 filmes

DESTAQUES FILMES INTERNACIONAIS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-filmes-internacionais-em-2023.html?m=1 DESTAQUES FILMES BRASILEIROS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-de-2023-filmes-brasileiros.html?m=1 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 (cinefialho.blogspot.com) ESPECIAL FIM DE ANO: 14 VÍDEOS DO BATE-PAPO CINEFIALHO DE 2023: O REINO DE DEUS (2023) Dir. Claudia Sainte-Luce Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ GUAPO'Y (2023) Dir. Sofía Paoli Thorne Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ AS GRÁVIDAS (2023) Dir. Pedro Wallace Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ À SOMBRA DA LUZ (2023) Dir. Isabel Reyes Bustos e Ignacia Merino Bustos Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ PONTES NO MAR (2023) Dir. Patricia Ayala Ruiz Vídeo:  Marco Fialho (@ci

GODZILLA - MINUS ONE

Texto de Marco Fialho O maior mérito de "Godzilla - Minus One" está na maneira como o diretor Takeshi Yamazaki conjuga a história narrada com o contexto histórico do Japão pós segunda guerra. O monstro Godzilla é fruto direto do efeito nuclear provocado pela bomba atômica lançada pelos Estados Unidos.  O filme funciona como uma resposta à vergonha japonesa ao difícil processo de reconstrução do país, como algo ainda a ser superado internamente pela população. A partir desse fato, há um hábil manejo no roteiro para que a história funcione a contento, com uma boa fluência narrativa.  Aqui o monstro é revelado desde o início, não havendo nenhuma valorização narrativa, ou mistério, sobre a sua aparição. Mas se repararmos com atenção, "Godzilla - Minus One" é  um filme de monstro, embora se sustente tendo na base um melodrama de dar inveja até aos mais radicais da safra mexicana dos anos 1950. A história parte de Koichi, um piloto kamikaze que se recusa a executar uma or

UMA BELA MANHÃ (2022) Dir. Mia Hansen-Love

Uma jovem mulher e seus percalços numa França decadente Texto de Marco Fialho Como é bom poder assistir a um filme de Mia Hansen-Love, essa jovem cineasta já com uma carreira sólida e profícua, e vendo ela voltar para os filmes com a sua marca indelével: os dramas românticos arranhados pela dureza da vida cotidiana, de um realismo que caminha entre a vontade de viver e sonhar e a difícil realidade de um mundo que impõe doenças e relacionamentos amorosos complicados.  Um dos pontos a destacar em "Uma bela manhã", esse drama intimista e extremamente sensível, são as atuações dos atores, em especial o belíssimo trabalho de Léa Seydoux como Sandra e a arrebatadora interpretação do experiente ator Pascal Greggory como o pai, um professor e intelectual brilhante que sofre de uma doença neurodegenerativa rara, onde perde a noção espacial e a visão. A câmera de Mia não desgruda a câmera de Sandra e mais do que seu olhar sobre as coisas, acompanhamos o comportamento dela perante às ag