Pular para o conteúdo principal

CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS - Direção Renée Nader Messora e João Salaviza


Imagem relacionada
A humanização de Ihjãc

Por Marco Fialho

No ano passado vimos "Ex-pajé", intrigante filme-denúncia de Luiz Bolognesi sobre um pajé da etnia Paiter Suruí, que abre mão de sua tradicional função religiosa para virar um varredor de chão em um templo evangélico, por ser convencido pelos brancos que suas práticas culturais e espirituais anteriores eram demoníacas. Agora em 2019, nos chega aos cinemas "Chuva é cantoria na aldeia dos mortos", dirigido pelo casal Renée Nader Messora e João Salaviza, que apesar de não ter o caráter de denúncia de "Ex-pajé", aborda também o tema da religiosidade em outra etnia indígena, os Krahô, só que adotando um viés mais poético e psicológico. Entretanto, essa reincidência de temáticas não deve ser desconsiderada, pois em ambos os casos estão presentes o etnocídio dos povos indígenas pela cultura branca colonizadora. Por essas qualidades, "Chuva é cantoria..." foi agraciado com o prêmio "Un certain regard" do juri no Festival de Cannes 2018.

A grande reflexão que fica de "Chuva é cantoria..." é a dificuldade de se coadunar as culturas tradicionais em um mundo onde a dominação do homem branco é avassaladora e funciona como uma grande sombra sob o universo cultural das etnias tradicionais. Há um dado emocional e psíquico que muitas vezes não estão postos nos filmes que abordam essa problemática mais profunda, que mexe com a psiquê dessas populações, que retorna a velha indagação acerca das consequências dessa interação. Lembramos que todos os habitantes da aldeia possuem um segundo nome branco, o que marca não só uma cisão entre as culturas, mas também assinala uma relação desigual e de inferioridade, pois afinal os brancos não possuem igualmente um nome advindo de uma tradição indígena.


Quando na primeira cena de "Chuva é cantoria..." o jovem Krahô Ihjãc dialoga com a voz do pai (já morto) no rio temos a exata diferenciação espiritual em relação a nossa cultura, de um modo de compreender a vida e a morte que flui através da relação com a natureza, o que nós brancos já perdemos faz tempo. Assim nasce dois conflitos no filme: um primeiro que envolve sua identidade étnica como pajé (um líder religioso), e outra um sinal de que o luto pela morte do pai precisa ser vencido, para que sua alma possa ficar tranquila.


Mas Ihjãc, apesar de já ter mulher e um filho, é um jovem repleto de conflitos sobre o seu próprio futuro. Ele acha que está doente e foge para a "cidade" dos brancos em busca de uma cura, sendo que sua "doença" não é física, mas sim espiritual. Esse é o ponto central de "Chuva é cantoria...", uma crise emocional profunda, psíquica desse indígena Krahô. Mas o mundo branco não vê essa crise, para os brancos os povos tradicionais não possuem psiquê, não tem o estatuto humano, são apenas entraves para o desenvolvimento. No mundo dos brancos, essas etnias estão no limbo, por isso ficam hospedados provisoriamente numa casa de apoio. Eles estão situados em um entre mundos. Ihjãc é um ser especial, um potencial pajé, mas vai buscar conforto no burocrático atendimento médico dos brancos.
Resultado de imagem para chuva é cantoria na aldeia dos mortos
O que "Chuva é cantoria..." faz é nos mostrar que há sim um etnocídio e sua eficácia pode ser sentida profundamente na psiquê dessas populações. O casal de diretores do filme que desde 2009 estão em contato permanente com os Krahô entregam um lindo híbrido de ficção e documentário, filmado em um ritmo que respeita a vida dessa etnia. Em diversos momentos nos brinda com aspectos significativos dessa cultura, como a festa da tora, um tocante ritual de despedida espiritual e afetivo dedicado a um ente morto, com o objetivo de se esvair a saudade e se continuar olhando para o futuro que vem, E todo esse ritual envolto com lindas e emocionantes cantigas da tradição Krahô. 

Para além do que já foi aqui dito, o périplo de Ihjãc pode ainda ser visto em um outro e decisivo horizonte, o do ponto de vista de sua própria humanidade, pois como qualquer ser, ele precisa encarar as incertezas de sua existência. Isso acarreta dúvidas sobre seu futuro como homem. E esse viés deve ter sua importância aqui ressaltada, sob o peso de não vermos esse personagem angustiado e cheio de dilemas, mais uma vez como objetificação do homem branco. Não casualmente temos diversos planos com Ihjãc pensativo. Ele tem poderes sim, tanto sobre sua vida quanto de sua morte. Esse é o grande mérito dos dois diretores desse cativante filme.

Visto no Espaço Itaú de Cinema, no dia 20/04/2019.

Cotação: 4 e meio/5.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ÁLBUM DE FILMES VISTOS EM 2023 - 340 filmes

DESTAQUES FILMES INTERNACIONAIS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-filmes-internacionais-em-2023.html?m=1 DESTAQUES FILMES BRASILEIROS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-de-2023-filmes-brasileiros.html?m=1 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 (cinefialho.blogspot.com) ESPECIAL FIM DE ANO: 14 VÍDEOS DO BATE-PAPO CINEFIALHO DE 2023: O REINO DE DEUS (2023) Dir. Claudia Sainte-Luce Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ GUAPO'Y (2023) Dir. Sofía Paoli Thorne Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ AS GRÁVIDAS (2023) Dir. Pedro Wallace Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ À SOMBRA DA LUZ (2023) Dir. Isabel Reyes Bustos e Ignacia Merino Bustos Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ PONTES NO MAR (2023) Dir. Patricia Ayala Ruiz Vídeo:  Marco Fialho (@ci

GODZILLA - MINUS ONE

Texto de Marco Fialho O maior mérito de "Godzilla - Minus One" está na maneira como o diretor Takeshi Yamazaki conjuga a história narrada com o contexto histórico do Japão pós segunda guerra. O monstro Godzilla é fruto direto do efeito nuclear provocado pela bomba atômica lançada pelos Estados Unidos.  O filme funciona como uma resposta à vergonha japonesa ao difícil processo de reconstrução do país, como algo ainda a ser superado internamente pela população. A partir desse fato, há um hábil manejo no roteiro para que a história funcione a contento, com uma boa fluência narrativa.  Aqui o monstro é revelado desde o início, não havendo nenhuma valorização narrativa, ou mistério, sobre a sua aparição. Mas se repararmos com atenção, "Godzilla - Minus One" é  um filme de monstro, embora se sustente tendo na base um melodrama de dar inveja até aos mais radicais da safra mexicana dos anos 1950. A história parte de Koichi, um piloto kamikaze que se recusa a executar uma or

UMA BELA MANHÃ (2022) Dir. Mia Hansen-Love

Uma jovem mulher e seus percalços numa França decadente Texto de Marco Fialho Como é bom poder assistir a um filme de Mia Hansen-Love, essa jovem cineasta já com uma carreira sólida e profícua, e vendo ela voltar para os filmes com a sua marca indelével: os dramas românticos arranhados pela dureza da vida cotidiana, de um realismo que caminha entre a vontade de viver e sonhar e a difícil realidade de um mundo que impõe doenças e relacionamentos amorosos complicados.  Um dos pontos a destacar em "Uma bela manhã", esse drama intimista e extremamente sensível, são as atuações dos atores, em especial o belíssimo trabalho de Léa Seydoux como Sandra e a arrebatadora interpretação do experiente ator Pascal Greggory como o pai, um professor e intelectual brilhante que sofre de uma doença neurodegenerativa rara, onde perde a noção espacial e a visão. A câmera de Mia não desgruda a câmera de Sandra e mais do que seu olhar sobre as coisas, acompanhamos o comportamento dela perante às ag