Pular para o conteúdo principal

AUTO DE RESISTÊNCIA - Direção de Natasha Neri e Lula Carvalho



Resultado de imagem para auto de resistência filme

Pelo fim do extermínio do povo pobre, negro e jovem da periferia!

Auto de resistência é o nome dado para encobrir uma ação criminosa praticada pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. E o grande mérito desse filme é se debruçar cena a cena para mostrar o quanto essa política de segurança pública é genocida à população jovem e negra da periferia. "Auto de Resistência" tem como proposta assumir o ponto de vista dessa população que vai lenta e voluntariamente sendo exterminada pelo próprio poder público, que vê nessa população pobre algo a ser exterminada. Assim como nos anos 1970 o esquadrão da morte também o fez, mas de forma clandestina. Como não lembrar também do recente caso de Marcos Vinícius, o menino de 14 anos assassinado com um tiro nas costas pela polícia quando caminhava para mais um dia na escola? E o caso Marielle Franco, outra provavelmente assassinada por forças militares ou paramilitares e que defendia os direitos justamente dessas populações marginalizadas pelo poder público? 

Esse é aquele filme que todos nós cidadãos deveríamos assistir e discutir, sobretudo por colocar a nu a violência explícita do Estado. O grande destaque são os depoimentos das mães dos meninos precocemente assassinados por uma polícia que desconhece os direitos mais elementares da população. Eles evidenciam o grau de abandono em que estão submetidos os habitantes das periferias. Os diretores Lula e Neri se empenham em dar a voz a essas guerreiras que lutam corajosamente por justiça. Eles também vão aos tribunais observar os julgamentos que na grande maioria das vezes se aplica a sentença de "legítima defesa" para os policiais agressores e assassinos. Como rotineiramente o que se tem é apenas os depoimentos dos próprios policiais, os casos são assim resolvidos, o que fortalece para se reverter a própria noção de justiça que transforma assassinos em vítimas.

Podemos dizer que a proposta central de "Auto de Resistência" é mesmo o de desconstruir esse discurso oficial, de que os policiais sempre agem em nome da lei e da justiça. No decorrer do filme fica notória a fragilidade da defesa diante às diversas chacinas cometidas no exercício profissional desses homens que deveriam proteger ao invés de matar. Esse documentário pode até parecer duro, mas devemos lembrar que assistir às atrocidades mostradas nesse filme não é nada, comparada à experiência de quem as vive em seu cotidiano. Não foi à toa que essa contundente obra ganhou o prêmio máximo na última edição do Festival "É Tudo Verdade".

A câmera torna-se uma grande protagonista do filme, na medida que assume um papel investigativo de buscar pontos contraditórios do discurso policial. Os diretores não se esquivam de incorporar materiais filmados a partir de celulares tanto das próprias vítimas quanto de testemunhas que corajosamente registraram atos abomináveis vindos da instituição responsável por zelar pela segurança de nossos cidadãos. Assim o filme serve para clarificar o desnível de tratamento recebido pelos moradores das áreas nobres e das periféricas. "Auto de Resistência" revela-se antes de tudo um documentos sobre o nosso tempo, nos mostra o quanto a favela de hoje é a continuidade da senzala, com a presença opressora dos capitães do mato (agora fardados e fortemente armados), representantes de governantes poderosos que aplicam a lei ao seu bel prazer. 

Outro fato importante enfocado no filme é o acompanhamento da CPI dos autos de resistência na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Ela escuta chefes da política de segurança, inclusive o Secretário José Beltrame, grande nome responsável pela implantação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadoras) no Rio de Janeiro, mas não esquece de filmar o depoimento articulado e contundente da mãe do menino Johnatan, brutal e banalmente assassinado por forças policiais. Essa CPI, como era de se esperar, não deu em nada. Afinal, as redes que movimentam esse extermínio desses jovens, pobres e negros são os mesmos que comandam a política carcomida do Estado do Rio de Janeiro. O cinema de Lula e Neri é fundamental para que possamos enfim desconstruir as narrativas que reafirmam a opressão, onde a ação policial violenta e assassina representa tão somente a ponta de um imenso iceberg. A quem interessa a manutenção desse status quo? Essa é uma pergunta que não pode ficar sem resposta.     

Visto no Estação Net Rio 2, no dia 08 de julho de 2018. 

Cotação: 4/5 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ÁLBUM DE FILMES VISTOS EM 2023 - 340 filmes

DESTAQUES FILMES INTERNACIONAIS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-filmes-internacionais-em-2023.html?m=1 DESTAQUES FILMES BRASILEIROS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-de-2023-filmes-brasileiros.html?m=1 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 (cinefialho.blogspot.com) ESPECIAL FIM DE ANO: 14 VÍDEOS DO BATE-PAPO CINEFIALHO DE 2023: O REINO DE DEUS (2023) Dir. Claudia Sainte-Luce Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ GUAPO'Y (2023) Dir. Sofía Paoli Thorne Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ AS GRÁVIDAS (2023) Dir. Pedro Wallace Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ À SOMBRA DA LUZ (2023) Dir. Isabel Reyes Bustos e Ignacia Merino Bustos Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ PONTES NO MAR (2023) Dir. Patricia Ayala Ruiz Vídeo:  Marco Fialho (@ci

UMA BELA MANHÃ (2022) Dir. Mia Hansen-Love

Uma jovem mulher e seus percalços numa França decadente Texto de Marco Fialho Como é bom poder assistir a um filme de Mia Hansen-Love, essa jovem cineasta já com uma carreira sólida e profícua, e vendo ela voltar para os filmes com a sua marca indelével: os dramas românticos arranhados pela dureza da vida cotidiana, de um realismo que caminha entre a vontade de viver e sonhar e a difícil realidade de um mundo que impõe doenças e relacionamentos amorosos complicados.  Um dos pontos a destacar em "Uma bela manhã", esse drama intimista e extremamente sensível, são as atuações dos atores, em especial o belíssimo trabalho de Léa Seydoux como Sandra e a arrebatadora interpretação do experiente ator Pascal Greggory como o pai, um professor e intelectual brilhante que sofre de uma doença neurodegenerativa rara, onde perde a noção espacial e a visão. A câmera de Mia não desgruda a câmera de Sandra e mais do que seu olhar sobre as coisas, acompanhamos o comportamento dela perante às ag

GODZILLA - MINUS ONE

Texto de Marco Fialho O maior mérito de "Godzilla - Minus One" está na maneira como o diretor Takeshi Yamazaki conjuga a história narrada com o contexto histórico do Japão pós segunda guerra. O monstro Godzilla é fruto direto do efeito nuclear provocado pela bomba atômica lançada pelos Estados Unidos.  O filme funciona como uma resposta à vergonha japonesa ao difícil processo de reconstrução do país, como algo ainda a ser superado internamente pela população. A partir desse fato, há um hábil manejo no roteiro para que a história funcione a contento, com uma boa fluência narrativa.  Aqui o monstro é revelado desde o início, não havendo nenhuma valorização narrativa, ou mistério, sobre a sua aparição. Mas se repararmos com atenção, "Godzilla - Minus One" é  um filme de monstro, embora se sustente tendo na base um melodrama de dar inveja até aos mais radicais da safra mexicana dos anos 1950. A história parte de Koichi, um piloto kamikaze que se recusa a executar uma or