Pular para o conteúdo principal

TRAMA FANTASMA - Direção Paul Thomas Anderson

Resultado de imagem para trama fantasma imagem

O poder da intimidade desnudada 

Crítica de Marco Fialho

A "Trama Fantasma" é o filme mais maduro de Paul Thomas Anderson. Definitivamente feito para gente grande. Uma obra repleta de sutilezas, jogos cinematográficos e ardis humanos. Visualmente é impecável, de um requinte raramente visto, uma obra-prima ímpar, tamanho seu rigor. É um deleite de ver e de pensar nas suas estruturas: imagéticas, sonoras, narrativas, interpretativas, simbólicas, psicológicas, filosóficas, enfim, um mar envolto de camadas de significados e significantes. O que ficamos nos perguntando o tempo todo durante a projeção é se prestamos atenção na superfície ou se buscamos as sombras mais profundas, mais recônditas. Nos enredamos no tátil ou divagamos em sua atmosfera?

Todo o  começo do filme foi pensado para se construir uma atmosfera, uma ambiência de classe. Nela, a forma também se estabelece como conteúdo, como mensagem. Não à toa a personagem de Daniel Day Lewis, Reynold Woodcock, é um estilista de moda, um homem preocupado com a elegância do mundo, com seu aspecto visível, com as formas. E é a forma da garçonete Alma (Vicky Krieps) que o atrai, seus contornos perfeitos e rapidamente ela se torna a sua musa inspiradora. Reynold preza a constância, a permanência dos hábitos e princípios, há nele uma tendência a fixidez e ao refinamento excessivo. Alma pertence a outra classe. É mundana, mas sabe o que quer, apesar de aparentar fragilidade.

Antes de ser um filme sobre o amor, "Trama Fantasma" é sobre as relações, os quebra-cabeças que circundam uma determinada convivência. Nesse jogo fascinante os olhares entre as personagens tornam-se também personagens. Entretanto é o olhar que Paul Thomas Anderson reserva para cada personagem, cada plano milimetricamente construído que mais impressiona nessa obra. Talvez o mais certo seria dizer que o filme advém de uma necessidade do diretor em entender a própria natureza do olhar. Ele quer que olhemos, não como meros voyeurs, nos atiça a querer mais, a ver mais. Há uma ideia de desconstrução de uma determinada maneira de ver o mundo, de aceitar o mundo por meio do olhar condicionado e superficial. Por isso também essa é uma obra sobre a intimidade, pois somente ela é capaz de descortinar o mundo das aparências, de revelar as entranhas de um lar, uma perversidade inerente às convenções sociais.

Algumas frases ditas no filme explicitam muito sobre o mundo que o diretor quer construir para os espectadores e o quanto que ele trabalha a personalidade de Alma e Reynold. "não gosto de começar um dia com um embate"; "o que quer que se faça, faça com cuidado"; "uma casa que não muda é uma casa que morre"; "eu sou forte!". Todas essas palavras não estão ali para ilustrar as cenas, mas sim para que as confrontemos com as cenas. Da mesma forma que a presença da música se estabelece como um embate com as cenas e os personagens. Trilha musical utilizada com uma precisão de mestre, de quem sabe o que cada nota representa para o filme. A violência em "Trama Fantasma" pode passar até desapercebida, mas ela está ali, corroendo a todo o instante a cada nova cena.

Sob os auspícios da intimidade, e de sua desconstrução, Paul Thomas Anderson trata o imbricamento entre o mundo da moda e o ambiente aristocrático que a constitui e sustenta. Um ser obcecado, o olhar dela de encantamento ao seu trabalho e seu perfeccionismo. Tamanha entrega pelo detalhismo denuncia também uma patologia. Lentamente então o filme se caminha para os imbróglios doentios, para uma perversão requintada e sutil. Os sons feitos por Alma no café da manhã são visivelmente salientados pela edição de som, enquanto as reações de Reynold a esses sons demonstram seu incômodo classista, expõe sua inclinação a um certo tipo de educação nobiliárquica. Mas Alma nesse momento apenas está habilmente jogando o jogo de classe, e nesse ponto de vista, não está disposta a ceder e mudar de lado. A relação doentia está posta, está explicitada e apta a ser jogada por ambos os lados. A relação entre eles espelha a própria relação de Paul Thomas Anderson com o cinema, a de primar pelos mínimos detalhes em cada cena posta.

Mas no jogo da vida, inclusive nos cercados de refinamentos cotidianos e sistemáticos, sempre algo parece está prestes a ruir, ou ao menos balançar suas estruturas. Quando Reynold diz "Eu sou forte!", Alma duvida, afinal, todos somos potencialmente fracos e fortes e ela sabe disso. E Paul Thomas Anderson sabe como poucos trabalhar simbologias inesperadas. Em "Trama Fantasma" seu ardil é selvagem, vem em forma de um cogumelo. Esse será o elemento que irá abater, tornar indefeso, dócil e domesticado nosso herói aparentemente infalível. Dentro de uma ordem secular, de costumes polidos, porém decadentes, algo precisa urgentemente desmoronar, e a fúria da paciência insistente e inquieta pode sim, aos poucos, morosamente, ir dominando até ao mais exigente dos homens.         
                                       
Visto no Estação Net Rio 5, no dia 28 de fevereiro de 2018.

Cotação: 5/5
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ÁLBUM DE FILMES VISTOS EM 2023 - 340 filmes

DESTAQUES FILMES INTERNACIONAIS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-filmes-internacionais-em-2023.html?m=1 DESTAQUES FILMES BRASILEIROS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-de-2023-filmes-brasileiros.html?m=1 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 (cinefialho.blogspot.com) ESPECIAL FIM DE ANO: 14 VÍDEOS DO BATE-PAPO CINEFIALHO DE 2023: O REINO DE DEUS (2023) Dir. Claudia Sainte-Luce Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ GUAPO'Y (2023) Dir. Sofía Paoli Thorne Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ AS GRÁVIDAS (2023) Dir. Pedro Wallace Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ À SOMBRA DA LUZ (2023) Dir. Isabel Reyes Bustos e Ignacia Merino Bustos Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ PONTES NO MAR (2023) Dir. Patricia Ayala Ruiz Vídeo:  Marco Fialho (@ci

GODZILLA - MINUS ONE

Texto de Marco Fialho O maior mérito de "Godzilla - Minus One" está na maneira como o diretor Takeshi Yamazaki conjuga a história narrada com o contexto histórico do Japão pós segunda guerra. O monstro Godzilla é fruto direto do efeito nuclear provocado pela bomba atômica lançada pelos Estados Unidos.  O filme funciona como uma resposta à vergonha japonesa ao difícil processo de reconstrução do país, como algo ainda a ser superado internamente pela população. A partir desse fato, há um hábil manejo no roteiro para que a história funcione a contento, com uma boa fluência narrativa.  Aqui o monstro é revelado desde o início, não havendo nenhuma valorização narrativa, ou mistério, sobre a sua aparição. Mas se repararmos com atenção, "Godzilla - Minus One" é  um filme de monstro, embora se sustente tendo na base um melodrama de dar inveja até aos mais radicais da safra mexicana dos anos 1950. A história parte de Koichi, um piloto kamikaze que se recusa a executar uma or

MOSTRA CINEBH 2023

CineBH vem aí mostrando novos diretores da América Latina Texto de Marco Fialho É a primeira vez que o CineFialho irá cobrir no modo presencial a Mostra CineBH, evento organizado pela Universo Produção. Também, por coincidência é a primeira vez que a mostra terá inserido um formato competitivo. Nessa matéria falaremos um pouco da programação da mostra, de como a curadoria coordenada pelo experiente Cleber Eduardo, montou a grade final extensa com 93 filmes a serem exibidos em 8 espaços de Belo Horizonte, em apenas 6 dias (26 de setembro a 1º de outubro). O que atraiu o CineFialho a encarar essa cobertura foi o ineditismo da grande maioria dos filmes e a oportunidade mais do rara, única mesmo, de conhecer uma produção independente realizada em países da América Latina como Chile, Colômbia, México, Peru, Paraguai, Cuba e Argentina, sem esquecer lógico do Brasil.  Lemos com atenção toda a programação ofertada e vamos para BH cientes da responsabilidade de que vamos assistir a obras difere