Pular para o conteúdo principal

VERÃO 1993 - Direção Carla Simón


Uma pequena Frida à beira de um ataque de nervos

Crítica de Marco Fialho

A pequena Laia Artigas, protagonista de “Verão 1993” atua como se fosse uma atriz veterana ao interpretar a personagem Frida. E Frida é, sem dúvida, o maior atrativo dessa película espanhola, dirigida por Carla Simón, e representante oficial da Espanha na corrida pelo Oscar de melhor filme em língua não inglesa em 2018.

Uma das grandes marcas desse longa é a delicadeza e a sutileza de sua realização, mesmo considerando o espinhoso tema do filme, o da adaptação de uma criança órfã a um novo ambiente familiar. Daí o filme depender tanto da jovem Artigas para se afirmar como obra.

Há algo de encantador no cenário desse filme, em especial o predomínio do verde e do mundo natural. Esse ambiente mostra-se muito propício para que Frida se sinta estimulada a expor uma personalidade forte, movida pelo instinto mais do que pela razão. Ou será que os aspectos perversos dela traduzem a própria natureza humana, normalmente educada para o exercício contínuo de esconder estrategicamente sua crueldade? Ou será ainda que a vida com sua imprevisibilidade e aspereza contribuíram para que algumas reações de Frida sejam tão frias e dissimuladas? A resposta pouco importa, pois a riqueza desse filme e dessa personagem Frida residem justamente nos recantos mais recônditos e misteriosos do ser.  

Narrativamente, o filme se constrói ao nível das relações cotidianas, oscilando entre momentos de afetividade e de conflitos mais exacerbados. A perda de um ente querido não é algo fácil de administrar, mas torna-se ainda mais complexo quando acontece com uma criança. E as manifestações de revolta e insatisfação de Frida devem ser entendidas pelo viés da sobrevivência em um ambiente que lhe é emocionalmente desfavorável. E por isso mesmo, ela nos soa tão selvagem, sedutora e irresistível.

Todas as relações que testemunhamos no decorrer de “Verão 1993” têm Frida como o centro das atenções, as que tenta desenvolver com os tios, aos quais ela parece chamar forçosamente de pais, a com os avós, com quem tenta restabelecer um elo perdido, e por fim sua nova irmã, que em muitas horas se transforma em uma concorrente ao carinho dos novos pais. O filme se equilibra assim, nesses milimétricos fios tênues, na tentativa de se criar vínculos potentes onde impera a fragilidade emocional.

Frida é uma pérola, um achado surpreendente. Um personagem que funciona como ímã ao nossos olhos. Laia Artigas demonstra ter uma capacidade interpretativa impressionante. Seu olhar substitui palavras, expressa sentimentos e desejos. Ela é uma descoberta tão fantástica que me lembrou Ana Torrent, a atriz mirim, também espanhola, que brilhou em filmes como "Cria Cuervos" (Carlos Saura) e o "Espírito da Colmeia" (Victor Enrice), realmente um achado.

Mas "Verão 1993” pode ser visto como um filme em processo, de uma procura de um sentido formal, pois Carla Simón parece buscar sua obra no próprio exercício de seu fazer, descobrindo junto com seus atores, principalmente os infantis, uma verdade no ato da filmagem, realizado em um ambiente hostil para equipe e personagens. Frida tenta entender as adversidades apresentadas a sua revelia pelo mundo e o grande mérito da diretora é permitir que isso aconteça na tela com a maior dose de veracidade possível.

Visto no Estação Net 2, no dia 9 de dezembro de 2017. 

Cotação: 3 e meio/5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ÁLBUM DE FILMES VISTOS EM 2023 - 340 filmes

DESTAQUES FILMES INTERNACIONAIS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-filmes-internacionais-em-2023.html?m=1 DESTAQUES FILMES BRASILEIROS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-de-2023-filmes-brasileiros.html?m=1 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 (cinefialho.blogspot.com) ESPECIAL FIM DE ANO: 14 VÍDEOS DO BATE-PAPO CINEFIALHO DE 2023: O REINO DE DEUS (2023) Dir. Claudia Sainte-Luce Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ GUAPO'Y (2023) Dir. Sofía Paoli Thorne Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ AS GRÁVIDAS (2023) Dir. Pedro Wallace Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ À SOMBRA DA LUZ (2023) Dir. Isabel Reyes Bustos e Ignacia Merino Bustos Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ PONTES NO MAR (2023) Dir. Patricia Ayala Ruiz Vídeo:  Marco Fialho (@ci

GODZILLA - MINUS ONE

Texto de Marco Fialho O maior mérito de "Godzilla - Minus One" está na maneira como o diretor Takeshi Yamazaki conjuga a história narrada com o contexto histórico do Japão pós segunda guerra. O monstro Godzilla é fruto direto do efeito nuclear provocado pela bomba atômica lançada pelos Estados Unidos.  O filme funciona como uma resposta à vergonha japonesa ao difícil processo de reconstrução do país, como algo ainda a ser superado internamente pela população. A partir desse fato, há um hábil manejo no roteiro para que a história funcione a contento, com uma boa fluência narrativa.  Aqui o monstro é revelado desde o início, não havendo nenhuma valorização narrativa, ou mistério, sobre a sua aparição. Mas se repararmos com atenção, "Godzilla - Minus One" é  um filme de monstro, embora se sustente tendo na base um melodrama de dar inveja até aos mais radicais da safra mexicana dos anos 1950. A história parte de Koichi, um piloto kamikaze que se recusa a executar uma or

MOSTRA CINEBH 2023

CineBH vem aí mostrando novos diretores da América Latina Texto de Marco Fialho É a primeira vez que o CineFialho irá cobrir no modo presencial a Mostra CineBH, evento organizado pela Universo Produção. Também, por coincidência é a primeira vez que a mostra terá inserido um formato competitivo. Nessa matéria falaremos um pouco da programação da mostra, de como a curadoria coordenada pelo experiente Cleber Eduardo, montou a grade final extensa com 93 filmes a serem exibidos em 8 espaços de Belo Horizonte, em apenas 6 dias (26 de setembro a 1º de outubro). O que atraiu o CineFialho a encarar essa cobertura foi o ineditismo da grande maioria dos filmes e a oportunidade mais do rara, única mesmo, de conhecer uma produção independente realizada em países da América Latina como Chile, Colômbia, México, Peru, Paraguai, Cuba e Argentina, sem esquecer lógico do Brasil.  Lemos com atenção toda a programação ofertada e vamos para BH cientes da responsabilidade de que vamos assistir a obras difere