Pular para o conteúdo principal

LUMIÈRE - A AVENTURA COMEÇA - Direção de Thierry Frèmaux


A memória caduca do jovem cinema

Crítica de Marco Fialho

“Lumière - a aventura começa” é um filme obrigatório para todos os cinéfilos, afinal os famosos irmãos são os responsáveis pela forma na qual o cinema se instituiu. O cinematógrafo possibilitou que diversas pessoas vissem ao mesmo tempo, no mesmo espaço, pequenos filmes compostos de imagens em movimento.

O filme é constituído por um apanhado de filmes feitos de 1895 a 1905. São pérolas do primeiro cinema, organizadas pelo Diretor do Festival de Cannes Thierry Frèmaux, que também comenta todos o material exibido, não deixando passar uma imagem. Esse procedimento adotado é um dos pontos fracos do filme. O estilo de narração de Frèmaux me remeteu a “No Instante Agora”, de João Moreira Salles, também em cartaz, que se utiliza desse duvidoso artifício. O grande problema é que os comentários explicativos desses dois diretores deixam pouco espaço para que o espectador leia autonomamente o que está sendo exibido. Todas imagens ficam direcionadas por observações do tipo, “repare aquela criança no canto esquerdo do quadro”, “veja como esse homem com o chapéu chama toda a nossa atenção para ele”. Assim, como espectadores ficamos à mercê das visões enunciadas pelo diretor, não temos sequer o tempo de refletir sobre o que estamos vendo.  

Mas felizmente, a riqueza dos 108 filmes de 50 segundos se salva por seu valor histórico inestimável e inquestionável. A qualidade do restauro desses materiais salta aos olhos. Todos estão impecáveis e belos. Frèmaux organiza todo esses filmes em capítulos temáticos que dão uma forma didática e esquemática à proposta, mas que permite a novas plateias conhecer esse precioso arquivo do cinema.

Não tem como não se impressionar com as famosas e icônicas cenas do trem chegando na plataforma da Estação de Ciotat, assim como não dá para ficar totalmente apático ao ver a imagem dos operários e operárias saindo da fábrica que pertencia à própria família Lumière. Mas o que mais me comoveu foram as imagens menos conhecidas, em especial as que foram feitas em diversos países pelo mundo afora. Isso porque ao vender as patentes do cinematógrafos, os irmãos Lumière enviavam uma equipe para fazer registros desses países. Então, vemos imagens preciosas das pirâmides do Egito, da Turquia, da Inglaterra, da Alemanha, do Japão, da Irlanda e tantos outros, todas surpreendentes. São registros históricos e culturais relevantes, que mostram o poder do cinema como um meio de comunicação importante, como fonte de conhecimento potente, sem contar o seu peso como um poderoso meio de preservação da memória de uma civilização.

Se por um lado, a escolha da narrativa excessivamente explicativa enfraquece a proposta, por outro, a pesquisa e a homenagem à origem do cinema fortalece o filme. No cômputo geral a experiência é positiva. Sentimos um profundo reconhecimento quando assistimos várias imagens clássicas, mas nos encantamos igualmente ao descobrirmos outras tantas desconhecidas. Mas vale muito uma ida ao cinema para usufruir desses momentos primordiais, quando as imagens em movimento sequer eram realmente ainda cinema, onde o seu futuro era duvidoso e tudo podia ser apenas mais uma modinha passageira, ou uma mera distração para compor uma feira de curiosidades exóticas. Se o cinema às vezes é tão relapso com a sua história, esse registro de Frèmaux reafirma o papel da preservação da memória desse ancião que aparenta ser em alguns momentos ainda tão jovial.  


Visto no Estação Net Rio 2, em 16/12/2017.

Cotação: 3 e meio/5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ÁLBUM DE FILMES VISTOS EM 2023 - 340 filmes

DESTAQUES FILMES INTERNACIONAIS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-filmes-internacionais-em-2023.html?m=1 DESTAQUES FILMES BRASILEIROS 2023 https://cinefialho.blogspot.com/2023/12/destaques-de-2023-filmes-brasileiros.html?m=1 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 DESTAQUES DE CURTAS BRASILEIROS 2023 (cinefialho.blogspot.com) ESPECIAL FIM DE ANO: 14 VÍDEOS DO BATE-PAPO CINEFIALHO DE 2023: O REINO DE DEUS (2023) Dir. Claudia Sainte-Luce Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ GUAPO'Y (2023) Dir. Sofía Paoli Thorne Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ AS GRÁVIDAS (2023) Dir. Pedro Wallace Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram _____________ À SOMBRA DA LUZ (2023) Dir. Isabel Reyes Bustos e Ignacia Merino Bustos Vídeo:  Marco Fialho (@cinefialho) • Fotos e vídeos do Instagram ______________ PONTES NO MAR (2023) Dir. Patricia Ayala Ruiz Vídeo:  Marco Fialho (@ci

GODZILLA - MINUS ONE

Texto de Marco Fialho O maior mérito de "Godzilla - Minus One" está na maneira como o diretor Takeshi Yamazaki conjuga a história narrada com o contexto histórico do Japão pós segunda guerra. O monstro Godzilla é fruto direto do efeito nuclear provocado pela bomba atômica lançada pelos Estados Unidos.  O filme funciona como uma resposta à vergonha japonesa ao difícil processo de reconstrução do país, como algo ainda a ser superado internamente pela população. A partir desse fato, há um hábil manejo no roteiro para que a história funcione a contento, com uma boa fluência narrativa.  Aqui o monstro é revelado desde o início, não havendo nenhuma valorização narrativa, ou mistério, sobre a sua aparição. Mas se repararmos com atenção, "Godzilla - Minus One" é  um filme de monstro, embora se sustente tendo na base um melodrama de dar inveja até aos mais radicais da safra mexicana dos anos 1950. A história parte de Koichi, um piloto kamikaze que se recusa a executar uma or

MOSTRA CINEBH 2023

CineBH vem aí mostrando novos diretores da América Latina Texto de Marco Fialho É a primeira vez que o CineFialho irá cobrir no modo presencial a Mostra CineBH, evento organizado pela Universo Produção. Também, por coincidência é a primeira vez que a mostra terá inserido um formato competitivo. Nessa matéria falaremos um pouco da programação da mostra, de como a curadoria coordenada pelo experiente Cleber Eduardo, montou a grade final extensa com 93 filmes a serem exibidos em 8 espaços de Belo Horizonte, em apenas 6 dias (26 de setembro a 1º de outubro). O que atraiu o CineFialho a encarar essa cobertura foi o ineditismo da grande maioria dos filmes e a oportunidade mais do rara, única mesmo, de conhecer uma produção independente realizada em países da América Latina como Chile, Colômbia, México, Peru, Paraguai, Cuba e Argentina, sem esquecer lógico do Brasil.  Lemos com atenção toda a programação ofertada e vamos para BH cientes da responsabilidade de que vamos assistir a obras difere